Cotidiano

Centro para deficientes tem obras retomadas

2016 909247890-201605131931143059.jpg_20160513.jpgRIO – Iniciada em 22 de setembro de 2011, a construção de uma unidade do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) no Mato Alto finalmente foi retomada. As obras do espaço, que visa a atender pessoas com necessidades especiais, deveria ter durado 240 dias. Mais de quatro anos depois, porém, o local ainda se encontrava só no esqueleto. Agora, serão mais três meses de obra para concluir e instalar a cobertura do centro e as redes elétrica e hidráulica, bem como fazer o acabamento em banheiros e salas. Tudo deve estar pronto até setembro deste ano, informa a Riourbe.

O atraso pode ser atribuído à falhas no projeto original. O primeiro sinal de problemas ficou evidente em 15 de março de 2012, quando a obra já estava paralisada há 67 dias. Na ocasião, o Tribunal de Contas do Município (TCM), em visita ao local, constatou falhas como a interferência em linhas da CEG e da Light e no traçado do corredor expresso Transcarioca, na época ainda em construção.

Quando ficar pronto, o CRPD de Jacarepaguá terá 37 ambientes para atendimento, entre salas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, pedagogia e fisioterapia. Equipes multidisciplinares trabalharão diariamente no local. A unidade estará equipada também com vestiários, centro de convivência e salas de esporte, cultura, informática, administração, assistência social e reunião, bem como consultórios médicos e auditório. Além da unidade de Jacarepaguá, há seis centros na cidade: no Centro do Rio, em São Conrado, em Santa Cruz, em Vila Isabel, em Irajá e em Campo Grande.