Esportes

Centro Nacional em Cascavel ainda sem verba para funcionar

Funcionamento de centro, entretanto, ainda depende de verbas inexistentes

Cascavel – Iniciadas em 18 de maio e antecipadas em relação ao cronograma, as obras do Centro Nacional de Excelência em Atletismo avançam a cada dia em Cascavel, devendo ser finalizadas no primeiro semestre de 2016.

O funcionamento do Centro, entretanto, ainda depende de verbas inexistentes, pois o projeto protocolocado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) no Ministério do Esporte para o desenvolvimento da modalidade ainda aguarda aprovação.

De acordo com o superintendente de alto rendimento da CBAt, professor Antônio Carlos Gomes, no projeto intitulado “Rede Nacional de Atletismo”, a Confederação solicitou recursos necessários para “formar e reciclar treinadores”, “desenvolver material didático para a modalidade”, “implantar programa de seleção de talento” e “criar banco de dados de atletas nacionais”, dentre outros, e obteve uma pré-aprovação, mas aguarda e aprovação final do projeto.

“Há interesse da CBAt que o CT de Cascavel seja um dos polos de desenvolvimento do atletismo brasileiro. No entanto, a gestão estrutural e manutenção financeira não são de responsabilidade da Confederação. A partir do momento em que o Ministério do Esporte liberar o projeto, a CBAt fará a gestão técnica e científica do projeto”, explica o superintendente.

Preparação nivelada

Ainda de acordo com a CBAt, como um dos polos nacionais do Centro de Excelência em Treinamento de Atletismo, Cascavel receberá da Confederação um coordenador técnico, equipamentos básicos da modalidade, alguns treinadores, auxilio alimentação para alguns atletas e toda a metodologia inserida no sistema nacional de preparação.

“Portanto, a ideia é de que a CBAt auxilie o CT no desenvolvimento técnico de atletas”, explica Carlos Gomes.