Policial

Centro de Operações de Fronteira passa a atuar 24 horas por dia

Outra novidade para maio é a disponibilização de um canal de recebimento de denúncias de crimes, em especial os crimes transnacionais

Centro de Operações de Fronteira passa a atuar 24 horas por dia

Foz do Iguaçu – A partir de maio, o Ciof (Centro Integrado de Operações de Fronteira) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, localizado em Foz do Iguaçu, vai atuar como um grande hub nacional de informações de crimes nas fronteiras. Para isso, contará com um canal de comunicação e atendimento exclusivo para os agentes públicos das diversas unidades que operam no âmbito da Operação Hórus, do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas – Vigia, apoiando os policiais por meio de consultas aos bancos de dados de pessoas e veículos de diversos estados do Brasil.

O Centro vai funcionar 24 horas por dia, agilizando a troca de informações entre as instituições de defesa, segurança pública, fiscalização e controle (federais, estaduais e municipais) que atuam no enfrentamento às organizações criminosas que possuem capilaridade em todo o País.

Outra novidade para maio é a disponibilização de um canal de recebimento de denúncias de crimes, em especial os crimes transnacionais. A população poderá denunciar, por meio do telefone (45) 3576-7484 ou enviando mensagens via WhatsApp. A central é composta por profissionais treinados e capacitados e será aliada do sistema de segurança pública na resolução de crimes.

Para o diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas, Clyton Xavier, as ações para reestruturar e dar nova metodologia ao Ciof, “são um importante mecanismo de difusão de informações às equipes táticas, responsáveis pelo efetivo combate à criminalidade organizada”.

Em quase um ano e meio de funcionamento do Ciof, o ministério já contabilizou ações de grande relevância, como a localização e a prisão de integrantes de facções criminosas e a coordenação de ações ostensivas realizadas por unidades participantes das Operações Hórus, do Vigia.

Sobre o Ciof

Inaugurado em dezembro de 2019, o Ciof é um projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conduzido pela Seopi (Secretaria de Operações Integradas), que tem o objetivo de promover coleta, análise, produção de conhecimento e divulgação de informações relevantes, em especial na região de fronteira do Brasil.

Baseado nos modelos dos escritórios norte-americanos de monitoramento, o Ciof é composto por forças de segurança de diversos níveis e intensifica e fortalece a integração entre os agentes de segurança pública no combate ao crime organizado transnacional.

Leilão de veículos da PM

Termina nesta quarta-feira (28), às 9h, o prazo para formalização de lances no leilão de 98 veículos da Polícia Militar do Paraná. Eles se tornaram inservíveis para uso policial nas ruas, mas são úteis para uso no cotidiano, fora da atividade. O dinheiro arrecadado servirá para reequipar a frota da PM.

Os veículos estão nos pátios das unidades do 14º Batalhão (Foz do Iguaçu), 6º Batalhão (Cascavel), 3º Batalhão (Pato Branco), 21º Batalhão (Francisco Beltrão), 19º Batalhão (Toledo) e do 17º Batalhão (São José dos Pinhais).

Para participar, os interessados devem se cadastrar no site danieloliveiraleiloes.com.br/externo e informar os dados pessoais. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que não possuam algum tipo de ligação com a organização do leilão.