Cotidiano

Centro de Endoscopia agilizará atendimentos

Unidade deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2018

Cascavel – Uma demanda de mais de 15 anos está prestes a ser atendida. O Centro de Endoscopia Digestiva já tem data marcada para entrar em funcionamento no HU (Hospital Universitário) de Cascavel. Segundo o médico André Westphalen, a estimativa é de que até o primeiro semestre de 2018 os pacientes tenham acesso a mais esse benefício. Por enquanto, ainda é preciso finalizar o processo licitatório, os treinamentos de recursos humanos e adequar o espaço físico.

“O HU e a Unioeste já possuem profissionais habilitados em seu corpo de professores e plantonistas, de alta qualificação, e preparados para iniciar os atendimentos”, afirma.

Hoje o cenário nessa especialidade ainda é crítico. O HU é referência de atendimento na região quando se fala em tratamento de doenças do aparelho digestivo feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, Westphalen lembra que, por não haver um centro especializado para esse tipo de diagnóstico, o atendimento é terceirizado. “Muitas vezes são enfrentadas dificuldades ou mesmo a falta de viabilidade do tratamento de doentes mais graves”, revela.

O médico diz ainda que o número de exames realizados de forma terceirizada sempre esteve muito aquém da real demanda do hospital, esta proveniente do internamento, do pronto-socorro e do ambulatório do curso de Medicina. “Procedimentos endoscópicos mais complexos necessitavam ser encaminhados até mesmo para Curitiba ou nunca eram realizados”, relata.

Recursos

A implantação do Centro de Endoscopia Digestiva possui recursos provenientes do Ministério da Saúde por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Alfredo Kaefer (PSL-PR), no valor de R$ 500 mil, além de contrapartida da Unioeste.

Com isso, o Centro será equipado com modernos endoscópios que possibilitarão o diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças do aparelho digestivo, como a ingestão de corpos estranhos, hemorragia digestiva (situação de emergência com alto risco de morte), úlceras, gastrites, retocolite ulcerativa, doença de Crohn, diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer intestinal e de estômago e tratamento da coledocolitíase (pedras da vesícula que migraram).

Com a estrutura própria, a realização dos procedimentos poderá ser feita a qualquer momento do dia, beneficiando pacientes e estudantes.