Cotidiano

Centro de Endoscopia à região

Uma demanda de mais de 15 anos prestes a ser atendida. O Centro de Endoscopia Digestiva já tem data marcada para entrar em funcionamento no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). Segundo o médico André Westphalen, a estimativa é de que até o primeiro semestre de 2018 os pacientes tenham acesso a mais este benefício. Por enquanto, ainda é preciso finalizar o processo licitatório, os treinamentos de recursos humanos e adequar o espaço físico.

“O Huop e a Unioeste [Universidade Estadual do Oeste do Paraná] já possuem profissionais habilitados em seu corpo de professores e plantonistas, de alta qualificação, e preparados para iniciar os atendimentos”, afirma.

Hoje, o cenário nesta especialidade ainda é crítico. O Huop é referência de atendimento à região quando se fala em tratamento de doenças do aparelho digestivo feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, Westphalen lembra que, por não haver um centro especializado para este tipo de diagnóstico, o atendimento até agora é terceirizado. “Muitas vezes, eram enfrentadas dificuldades ou mesmo a falta de viabilidade do tratamento de doentes mais graves”, comenta.

O médico diz ainda que o número de exames realizados de forma terceirizada também sempre esteve muito aquém da real demanda do hospital, esta proveniente do internamento, do pronto-socorro e do ambulatório do curso de Medicina. “Procedimentos endoscópicos mais complexos necessitavam ser encaminhados até mesmo para Curitiba ou nunca eram realizados”, relata.

Recursos

implantação do Centro de Endoscopia Digestiva possui recursos provenientes do Ministério da Saúde por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Alfredo Kaefer, no valor de R$ 500 mil, além de contrapartida da Unioeste.

Com isso, o Centro será equipado com modernos endoscópios que possibilitarão o diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças do aparelho digestivo, como a ingestão de corpos estranhos, hemorragia digestiva (situação de emergência com alto risco de morte), úlceras, gastrites, retocolite ulcerativa, doença de Crohn, diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer intestinal e de estômago e tratamento da coledocolitíase (pedras da vesícula que migraram).