Esportes

Centro de Atletismo: Com repasse público finalizado, obra segue sem data para conclusão

Obra que faz parte do legado olímpico dos Jogos Rio 2016 e que deveria servir de aclimatação para equipes que disputaram a competição no ano passado no Rio de Janeiro, o Centro Nacional de Treinamento em Atletismo completou dois anos do início dos trabalhos na última quinta-feira (18) e segue sem data para conclusão.

O principal entrave é o mesmo que já havia sido detectado tão logo os operários deram as primeiras marteladas: a adequação de alguns projetos, como o hidráulico e o das instalações elétricas. Em alguns períodos também houve atrasos nos repasses à empresa responsável pela construção.

Com isso, o Centro que começou a ser erguido em 18 de maio de 2015 com a promessa de ser finalizado em 300 dias – 13 de março de 2016 -, segue sem prazo para ser entregue.

Com a expectativa de que não complete mais um ano sem abrir as portas fica o fato de o governo federal já ter finalizado o repasse para a conclusão da obra, mesmo em meio ao corte de verbas para a área. De acordo com a Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná, a última parcela dos R$ 13 milhões foi depositada em dezembro de 2016 pelo Ministério do Esporte à Caixa Econômica Federal, mandatária da obra, que efetuou o pagamento das medições 14 e 15 em maio deste ano, e que agora aguarda a autorização para o pagamento das medições 16 a 19, para as quais já se tem recurso disponível.

65% concluso

De acordo com a Paraná Edificações, ainda não há uma data exata para a conclusão da obra, pois são elaborados termos aditivos para a adequação de instalações elétricas. Os valores dos aditivos estão em processo de análise orçamentária. A autarquia informou ainda que já foram executadas em torno de 65% das obras previstas no Centro Nacional de Atletismo – que tem R$ 3,3 milhões de contrapartida do Governo do Paraná – e que no momento os serviços em andamento são de acabamentos na infraestrutura dos espaços e na pista de atletismo. Além disso, disse que todo procedimento é tratado com prioridade para que a obra possa retomar seu ritmo normal o mais breve possível.