Saúde

Centro de atendimento à covid-19 encerra atividades

Mais de 3 mil pessoas passaram pelo CAC, em menos de um mês de atendimento

Centro de atendimento à covid-19 encerra atividades

Cascavel – Teve encerramento na noite de quarta-feira (31) o CAC (Centro de Atendimento à Covid), serviço que foi criado em Cascavel durante o colapso na área de saúde devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus. Criado por um grupo de médicos e custeado por doações de empresários e solidários à causa, o CAC prestava atendimento gratuito a pessoas com sintomas da covid-19 em Cascavel.

Para se ter uma ideia, mais de 3 mil pessoas passaram pelo CAC, em menos de um mês de atendimento. Esse trabalho vai gerar documento científico, pois existe uma equipe de médicos e voluntários que monitoraram os pacientes.

“No auge do colapso não tinha atendimento. A pessoa chegava ao hospital e não tinha vaga e não havia o que os atendentes pudessem fazer, então, o CAC era uma porta que se abria para descongestionar o sistema e, felizmente, tivemos os médicos voluntários, pois, sem eles, não faríamos nada, só o dinheiro não resolve”, avalia o empresário Jadir Saraiva de Rezende, um dos entusiastas do projeto.

O médico Jorge Luiz dos Santos, coordenador do CAC, salienta que, “com essa ação, nós conseguimos ajudar, fazer a nossa parte, uma porta a mais aberta, uma opção a mais para a comunidade com atendimento médico, avaliação e medicação, quando necessário, além de ouvir respeitosamente as preocupações em cada consulta e também oferecer palavras que pudessem amenizar o sofrimento de cada pessoa”.

O médico agradeceu os voluntários que lá estiveram, aos empresários que deram suporte para toda a logística e os colegas médicos, que acharam tempo nas agendas e que “se tornou tão precioso para cada pessoa que lá esteve”.

Um dos atendidos pelo CAC, Vilson Luis Soste avalia a ação solidária: “No mundo em que nós vivemos, a desigualdade, a indiferença das pessoas, o que nós precisamos é de seres humanos… Que mais pessoas sejam voluntárias e que Deus abençõe esses médicos por sua solidariedade”.

Após agradecer à comunidade, aos voluntários, aos empresários, aos médicos e à imprensa, o presidente da Associação Médica de Cascavel, Jesus Viegas, falou sobre o trabalho: “Nesta noite, há um sentimento de gratidão por ter ajudado em um momento tão difícil que enfrentamos. Sei que existem pensamentos dissonantes, mas o mais importante é sentir que valeu a pena abrir os braços para um acolhimento em um momento em que a cidade passava por um colapso por conta da pandemia, mesmo com o esforço incansável do prefeito, secretário de Saúde e toda a equipe”.

Foto: Divulgação Berit Press/AMC