Cotidiano

Centre Pompidou comemora aniversário de 40 anos com mostras em 40 cidades francesas

RIO ? O Centre Pompidou, instituição de artes localizada em Paris, irá lançar em janeiro um programa de cultura que abrangerá 50 exposições e eventos em 40 cidades francesas. A iniciativa marca o 40º aniversário da instituição.

“Muitas instituições e organizações culturais locais e regionais têm respondido positivamente a nossa proposta de participarem do nosso 40º aniversário”, disse Serge Lasvignes, presidente do Centre Pompidou.

“A comemoração deste aniversário é a nossa maneira é reunir os novos e antigos visitantes ao Centre Pompidou”, acrescentou.

O Musée Fabre, em Montpellier, receberá uma mostra conjunta com obras de Francis Bacon e Bruce Nauman como parte do projeto de aniversário. A exposição acontecerá de julho a novembro e irá reunir 60 peças, das quais dez pertencem ao Centre Pompidou.

Enquanto isso, trabalhos de Alexander Calder e Cerith Wyn Evans do acervo do Pompidou serão incluídos na Bienal de Lyon, de 20 de setembro a 31 de dezembro de 2017, como parte da comemoração de aniversário. A 14ª edição do evento terá curadoria de Emma Lavigne, diretora do Centre Pompidou-Metz.

Entre outros eventos que sairão do papel este ano, está a mostra “Kandinsky, the Paris Years”, que acontece de 29 de outubro a 29 de janeiro, no Musée de Grenoble. O Centre Pompidou emprestará 60 obras, bem como materiais de acervo. Performances de dança e de teatro também serão realizadas em parceria com festivais como o DañsFabrik, em Brest, e Les Subsistances, em Lyon.