Cotidiano

Centrão fará prévia para escolher candidato à presidência da Câmara

2016_902423520-201604121748371380.jpg_20160412.jpgBRASÍLIA – Em almoço na casa do líder do PTB, Jovair Arantes (GO), líderes e deputados dos partidos que compõem o centrão decidiram fazer uma eleição prévia para definir quem será o candidato do grupo na eleição para a presidência da Câmara em fevereiro de 2017. Os partidos do bloco farão uma reunião no próximo dia 1º de dezembro para que os nomes sejam colocados. E também irão acertar as regras da prévia.

ConteudoCentraoUm dos pré-candidatos, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), acredita que as prévias devem acontecer na primeira quinzena de dezembro. Rosso não descarta ainda uma última tentativa de unificar o bloco e torno de um nome só, mas admite que se isso não for possível, a prévia é o melhor caminho para a unificação.

PRÉ-CANDIDATOS JÁ SE MOVIMENTAM

Rosso disputará com Jovair Arantes (GO), líder do PTB, que também já colocou sua candidatura. No almoço Rosso brincou, dizendo que o adversário Jovair estava jogando forte para conquistar os “eleitores”. Ofereceu almoço com camarão e três sobremesas, goiabada com queijo, pudim de leite e frutas.

No entendimento do grupo o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) não poderá concorrer em fevereiro. Os apoiadores de Maia, no entanto, defendem tese oposta, sustentando que ele foi eleito para mandato tampão e a regra impede a reeleição dos eleitos para mandato de dois anos.

? Aboliram a reeleição dentro de um mesmo mandato pelo princípio da paridade de armas. Uma eleição com o presidente já na cadeira já parte da não paridade. Entendemos que a Constituição é clara, não pode se reeleger. O (atual) presidente da Câmara, a depender do que decidir, vai dar um chá de camomila ou um estimulante para os partidos da base ? alfinetou Rosso.

O deputado Beto Mansur (PRB-SP), também pré-candidato, diz que o acordo feito pressupõe que os derrotados na prévia não se lancem como avulsos na disputa.

? A prévia fortalecerá o candidato do centro democrático. O acordo é que os que preteridos na prévia não serão lançados avulsos. O fundamental desses candidatos é não rasgar regimento e nem o que está escrito na Constituição. Quem detém mandato hoje não pode concorrer para o mesmo cargo ? avisou Beto Mansur

Não apenas líderes das bancadas, mas também presidentes dos partidos estão participando das negociações em torno do nome do centrão que disputará a presidência. Beto Mansur defende que as regras para as prévias sejam estabelecidas e que todos os deputados das bancadas que compõem o centrão votem.

O PR, que na eleição tampão acabou apoiando Rodrigo Maia, tem participado dos encontros do centrão. No partido, há deputados interessados em se lançarem candidatos, entre eles Giacobo (PR-PR). A ideia é que as bancadas se reúnam e escolham um nome a ser apresentado na disputa do grupo.

Integram o centrão: PR, PP, PSD, PTB, PRB, Solidariedade, PSC e outras legendas menores da Casa. O grupo calcula ter 223 deputados somando todas as bancadas.