Cotidiano

Centrão apresenta em novembro nome único para sucessão na Câmara

BRASÍLIA – Líderes de partidos do centrão almoçaram nesta terça-feira na casa do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), um dos cotados para disputar a sucessão à presidência da Câmara, e decidiram lançar uma candidatura única do grupo. O nome será anunciado até o fim de novembro e deve ser o do líder do PTB, que rechaça a possibilidade de apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), eleito para o mandato tampão, caso ele consiga viabilizar a candidatura. O deputado Baleia Rossi (SP), líder do PMDB, também participou do encontro.

– Achamos isso um casuísmo imoral que não cabe – afirmou Arantes sobre a possibilidade de Maia tentar a reeleição:

– Vamos até o fim de novembro decidir quem é o nome. Esse grupo vai sair unido.

A tese defendida por aliados de Maia é a de que ele poderá se candidatar à reeleição porque não chegará a exercer um mandato de dois anos. A regra proíbe a reeleição para os eleitos para um mandato de dois anos.

Segundo relatos, Baleia Rossi participou do almoço como “observador” e deixou claro que o objetivo do PMDB é encontrar o entendimento entre os partidos da base aliada e evitar rachas, o que não interessa ao presidente Michel Temer. Nesse contexto, Baleia tem conversado com os dois lados que se movimentam nessa sucessão: além do centrão, tem mantido conversas com tucanos, que já admitem abrir mão da candidatura para apoiar Maia, e com o próprio presidente da Câmara. Essa foi a terceira vez que o peemedebista se reuniu com o centrão.

Integrantes do bloco, porém, dizem que a disputa não deve sofrer interferência do governo Temer.

– Essa matéria não diz respeito ao governo, é uma questão interna da Casa – disse o líder do PTB, deixando claro, no entanto, que o grupo vai evitar “turbulências” para o Planalto:

– Temos a preocupação de não causar nenhuma turbulência nem construir ruído desnecessário no governo.

Apesar dos esforços, a divisão da base de Temer parece inevitável. Na própria fala de membros do centrão, que se referiram aos grupos da base como “times”, o racha fica exposto:

– Você realmente acha que tem alguma chance de um grupo apoiar o outro? Do ‘time’ do PSDB e Rodrigo Maia ceder ou o centrão ceder? Esquece – afirmou um integrante do bloco.

Também participaram da conversa de hoje os líderes Aelton Freitas, do PR, Márcio Marinho, do PRB, Aguinaldo Ribeiro, do PP, Rogério Rosso, do PSD, Genecias Noronha, do SD, Antônio Jácome, do PTN, e Marco Feliciano, do PSC.

Rodrigo Maia acompanha as movimentações, mas oficialmente evita se colocar como candidato. Nem mesmo aos colegas do DEM admite sua candidatura. Diz que quer exercer seu mandato tampão.

Já o centrão tenta ganhar força depois da derrota para Maia na eleição para o mandato tampão, que acaba em fevereiro de 2017. Além de decidirem um nome de consenso no grupo, no encontro ofereceram ao PMDB a primeira escolha para os demais cargos da Mesa Diretora.

Jovair Arantes afirmou que ainda não está se lançando candidato, mas acredita que seu nome pode “dar liga”.

– É minha pretensão (me candidatar), tenho grande capilaridade na Casa e acho que sou um nome que dá liga – disse.