Policial

Central Unificada: Estado confirma mudanças no Disque-Denúncia 181

Considerado um dos principais canais de comunicação entre as forças policiais do Estado e a população, o sistema Disque-181 passará por uma mudança nos próximos dias.

De acordo com informações repassadas ao O Paraná, pela SESP (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária), por conta de uma recomendação do Ministério Público no ano passado, da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, há a necessidade de extinguir 150 cargos comissionados de diversas unidades vinculadas à SESP. A recomendação do MP se baseia na decisão do SFT (Supremo Tribunal Federal) que declarou nula a lei que criou os cargos com simbologia 9C.

Com essas mudanças, o serviço do Disque-denúncia 181 passará por mudanças. Diferentemente do que foi divulgado, a SESP informou à reportagem que não se trata do cancelamento do 181, mas de uma readequação, que prevê a unificação de todos os atendimentos (tanto de denúncias feitas via telefone ou via internet) em uma central única.

Assim, não mais regionalizada, o serviço contará com o apoio de policiais civis e militares, sem comprometer a excelência, segundo a SESP, do serviço prestado ao longo dos 14 anos de existência.

Conforme a Secretaria, as mudanças que ocorrerão no Disque-denúncia 181 não trarão prejuízo para o atendimento à população, nem para a coleta de dados e repasse de informações para basear ações e operações policiais no Estado. A Secretaria ainda informa que será mantida a garantia total do anonimato do cidadão que colabora com os trabalhos das forças de segurança e que o atendimento ocorrerá em tempo integral, em qualquer cidade do Paraná, de forma gratuita.

Além dos servidores comissionados designados para o Disque-denúncia 181, haverá mudanças nos trabalhos da Polícia Civil e do IML (Instituto Médico Legal).