Cotidiano

Central de Especialidades garante qualidade de atendimento

Toledo – Em breve, os moradores de Toledo podem contar com os atendimentos na nova Central de Especialidades, na Vila Pioneiro. As obras estão em andamento. Cerca de 70% dos serviços executados pela Emdur foram concluídos. O local vai atender a população de todo o Município. Atualmente, o Centro de Especialidades funciona no Jardim Gisela, anexo à Secretaria de Saúde.

Para a realização da obra foram investidos R$ 837.535,77 provenientes da Apler (Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos) por meio do Fundo Municipal de Saúde.

Depois de pronta, a unidade fará parte do Complexo de Saúde da Vila Pioneiro que já abrange o Mini-Hospital e Farmácia Comunitária e em breve a Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares. A estrutura será construída em frente à Piscina Aldo Bello, na Rua Tomás de Aquino.

Segundo a diretora de Atenção Especializada, Larissa Ribeiro, os atendimentos na região serão ampliados com a nova estrutura. Além disso, a mudança irá promover a adequação do PAD (Programa de Atenção Domiciliar).

A média de atendimentos na atual Central de Especialidades é de 6 mil pacientes ao mês, o que reforça a necessidade de uma nova estrutura. De janeiro a junho deste ano, 39.769 consultas especializadas foram feitas, a demanda maior foi com ortopedista registrando 2.048 consultas. Ainda conforme o balanço no mesmo período, 44.693 exames laboratoriais.

15% faltam à consulta

O balanço também divulgou o número de faltosos no primeiro semestres deste ano, mostrando que a população precisa estar cada vez mais consciente sobre o aviso antecipado caso não possa comparecer na data agendada. Do total de agendamentos, 15% faltaram na consulta. “Esse é um desafio da Secretaria. Pois, quando faltam estão tirando o lugar de outra pessoa. Temos que remarcar e para isso precisamos ter tempo hábil, o que prejudica ele e outras pessoas, ocasionando demora para sair os retornos e consultas”, comenta a diretora de Atenção Especializada, Larissa Ribeiro.

No mês de maio, o número de faltosos foi mais expressivo, chegando a 30%.