Cotidiano

Centrais reclamam da reforma: ?péssimo presente de Natal?

BRASÍLIA – Tão logo o presidente Michel Temer anunciou os pontos principais da reforma da Previdência, as centrais sindicais reclamaram das mudanças previstas e querem mudar o texto no Congresso Nacional. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, afirmou que as mudanças “são um péssimo presente de Natal”. Ao considerar “muito ruim” o que está sendo proposto, Torres atacou a idade mínima global de 65 anos e o fato de a reforma não prever regras mais rígidas para militares.

As centrais querem manter diferença de idade para aposentadoria para homens e mulheres e faixas de transição para quem já está no mercado de trabalho e têm menos de 45 anos (mulheres) e 50 anos (homens). O texto do governo estabelece uma regra mais suave aos trabalhadores acima destas faixas. Todos os que estão abaixo entrarão no sistema mais rígido. Outro pedido que as centrais farão é estabelecer o critério da idade mínima só a partir de 2026, mantendo até lá a regra de 85/95, fórmula que soma idade e tempo de contribuição para a aposentadoria.

Os sindicalistas aguardam o fim da reunião de Temer com os líderes dos partidos aliados na Câmara e no Senado para serem recebidos pelo presidente da República.