Cotidiano

Censo passará por 372 mil áreas rurais no Paraná

Curitiba – De hoje até 28 de fevereiro do ano que vem todas as propriedades rurais do País serão visitadas por recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em busca de dados para compor o censo agropecuário. No Brasil, serão 5 milhões de estabelecimentos rurais com informações levantadas por quase 30 mil pessoas responsáveis pela coleta de dados.

No Paraná, 372 mil propriedades rurais serão visitadas nos próximos cinco meses. Os primeiros resultados do censo começam a ser divulgados no fim do semestre de 2018. O desafio é traçar um perfil fiel do campo, seja na agricultura familiar ou agronegócio. O orçamento total do censo é de R$ 770 milhões.

Após coletados, os dados vão embasar o cadastro de estabelecimentos agropecuários, possibilitando ao governo a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários. As perguntas serão direcionadas a captar informações sobre despesas na produção, receitas crédito, seguro rural, proteção de mananciais, conservação de fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção e também a situação social e familiar dos trabalhadores do campo. Para líderes do setor, o censo ajuda o governo a desenvolver ações mais pontuais na liberação de recursos para o setor.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Meneguette, encara o censo como a oportunidade do Brasil conhecer a importância e o poder da agricultura nos polos produtivos.

A restrição orçamentária torna o censo será mais reduzido, porém completo, segundo o IBGE. O levantamento servirá ainda para fornecer à demanda internacional um retrato fiel da agricultura brasileira, e os avanços nas práticas de desenvolvimento sustentável.