Agronegócio

Censo agropecuário perto do fim

O Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, está prestes a terminar. Até o dia 28 de fevereiro, os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão circulando o Brasil para levantar as informações sobre o setor. Na região Oeste e Sudoeste do Paraná, o trabalho está praticamente concluído. No entanto, a entidade faz uma alerta. “Precisamos que os produtores rurais que não foram recenseados nos procurem no IBGE de Cascavel ou vão até ao mais próximo. Todos eles precisam responder esse questionário, que é fundamental para o futuro do setor”, alertou o coordenador do IBGE na região Oeste e Sudoeste, Max Nuni Cesca Battisti.

No Paraná, a estimativa é que 1,3 mil recenseadores estão percorrendo 372 mil estabelecimentos agropecuários do Paraná. Só em Cascavel, são 13, sem contar com mais oito supervisores. Todo o levantamento de dados acontece de forma simultânea em todo o território nacional e foi iniciado no dia 1º de outubro de 2017.

Questionário

No questionário elaborado pelo IBGE, que tem duração de no máximo uma hora, estão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada. O trabalho irá propiciar um conhecimento mais detalhado sobre o setor rural brasileiro. Os resultados irão subsidiar a formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, projetos de instituições de pesquisa e decisões quanto a investimentos públicos e privados. “É um prejuízo para a sociedade e para o segmento se alguém não responder. Além disso, os municípios acabam sendo penalizados com menos recursos oriundos dos governos estaduais e federal”, frisou Max.

Os produtores que ainda não responderam o IBGE devem ligar para o escritório regional de Cascavel para marcar a entrevista: (45) 3227-3215.