Agronegócio

Censo Agropecuário entra na reta final

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Paraná já terminou o trabalho de campo e agora está concentrado na fase de supervisão dos dados referentes ao Censo Agropecuário 2017, iniciado ainda no ano passado.

Desde a semana passada, na região oeste, as informações coletadas nas propriedades estão sendo checadas pelas agências de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Medianeira, Guaíra e Assis Chateaubriand. Apesar de ainda não possuir um diagnóstico sobre o comportamento no meio rural nos últimos 12 anos, tendo em vista que o último levantamento ocorreu em 2006, um dos focos é observar se o êxodo se manteve em aceleração, como se vem observando desde a década de 1980, ou se em algumas cidades as famílias estão fazendo o caminho de volta ao campo.

O último censo agropecuário, realizado em 2006, apontava que na região oeste do Paraná existiam 64 mil propriedades rurais, 57 mil delas pequenos módulos formadas pela agricultura familiar.

O que o censo quer identificar

O Censo Agropecuário passou por todos os estabelecimentos agropecuários situados no território nacional. Esse tipo de estabelecimento abrange toda unidade de produção ou exploração dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas. Independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica ou de estar na área rural ou urbana, todo estabelecimento agropecuário tem como objetivo a produção, seja para venda (comercialização da produção) ou para subsistência (sustento do produtor ou de sua família).

Os recenseadores tiveram como referência um mapa baseado na lista prévia de estabelecimentos levantados no Censo Agropecuário 2006, e alguns identificados durante o Censo Demográfico 2010, em que constam cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos. Além disso, devem percorrer por inteiro os setores censitários definidos, identificando outros estabelecimentos a serem incluídos no Censo.

Durante o período da coleta regular, cerca de 20 mil estabelecimentos tiveram a coleta descentralizada, cujos dados são coletados em outro local, uma vez que a pessoa adequada para prestar as informações, o proprietário ou responsável, encontra-se em outro endereço, muitas vezes em outro município.

Além disso, cerca de 40 mil estabelecimentos não estarão na coleta regular sendo recenseados por meio de coleta especial. Com base no Censo Agropecuário 2006, foram contabilizados e selecionados os estabelecimentos cujas particularidades os elegem para serem submetidos a uma investigação diferenciada daquela efetuada nos demais.

O resultado definitivo do censo, que auxiliária na criação de políticas voltadas ao campo, por exemplo, deve ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano.