Cotidiano

Cemitério para a região norte

Ao assumir o cargo de superintendente da Acesc (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), José Roberto Guilherme, encontrou um cenário estável, mas apesar disso, a responsabilidade da autarquia é para que os trabalhos sigam com responsabilidade e há desafios pela frente. Entre eles, a construção de um novo cemitério para Cascavel.

“Estudamos a construção de mais um cemitério em Cascavel, na região norte”, afirma o superintendente.

O projeto é necessário por conta da lotação em outros espaços da cidade, como por exemplo, no cemitério São Luiz, no Bairro São Cristóvão. “Não podemos ficar de braços cruzados e esperando que as coisas aconteçam, temos que nos preparar”, afirma Guilherme.

Entre os objetivos da Acesc está ainda a construção de novas capelas mortuárias e de um crematório. “Acredito que em breve apresentaremos o projeto à comunidade e vamos buscar uma área para que o crematório seja construído”, ressalta o superintendente. Veja a seguir a íntegra da entrevista:

Perfil

José Roberto Guilherme já atuou na administração pública em 1989 na gestão de Salazar Barreiros como chefe de Gabinete. Em 1990 concorreu a deputado estadual e depois retornou ao cargo na prefeitura. Trabalhou com assessoria política em Curitiba, foi secretário de Obras em Medianeira e tem experiência no ramo de materiais de construção. Atualmente, além do cargo que exerce como superintendente da Acesc, atua no ramo de gastronomia como chefe de cozinha.

Organização

“Encontramos a Acesc (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel) em uma situação estável, mas estamos sempre em busca de melhorias. Em nível de organização já melhoramos a parte de almoxarifado e de depósitos. As urnas não tinham local apropriado e já ajeitamos essa questão”.

Crematório

“Temos um projeto para o crematório que é uma vontade do prefeito Paranhos, pois ele entende que Cascavel tem essa necessidade. Acredito que em breve apresentaremos o projeto à comunidade e vamos buscar uma área para que o crematório seja construído”.

Novo cemitério

“Estudamos a construção de mais um cemitério em Cascavel na região norte. Os que temos hoje são praticamente só de um lado da cidade, e o cemitério São Luiz, no Bairro São Cristóvão, não tem mais capacidade de sepultamentos. Isso só ocorre no caso de famílias que já possuem área”.

Capela no Floresta

“A revitalização da capela do Bairro Floresta já era para estar pronta, mas esbarramos em algumas questões, como a falta de documentos. Tivemos que fazer o projeto da área existente para então reformar, pois a obra não estava regularizada. A licitação já foi aberta e aguardamos para assinar a ordem de serviço”.

Novas capelas

“Temos projetos para construção de algumas novas capelas mortuárias no município. Logo em breve teremos uma no Bairro Alto Alegre, que vai atender toda a região do Tropical e Parque Verde. Também faremos uma no Bairro Cascavel Velho para atender aquela região onde há demanda e há autorização também de obra em Sede Alvorada. O problema é que às vezes temos algumas dificuldades burocráticas”.

Cemitério Guarujá

“O cemitério Cristo Redentor no Bairro Guarujá é grande e tem capacidade de absorver sepultamentos por um bom tempo. Entretanto, não podemos ficar de braços cruzados e esperando que as coisas aconteçam, temos que nos preparar. O cemitério é um pouco distante e para algumas pessoas há dificuldade de chegar até o local”.

Humanização

“O que estamos priorizando dentro da Acesc é o trabalho humanizado. Conversamos com os colaboradores para o melhor atendimento ao público. Quando a pessoa nos procura é em um momento de dor, pela perda de um familiar ou de um amigo, então temos que estar preparado para recebê-la bem. Melhoramos o ambiente de trabalho, do local de preparo dos corpos, a sala de funcionários e a praça em frente à Acesc”.

Estacionamento

“Esperamos regularizar a área do estacionamento no cemitério central até mesmo para evitar que moradores de rua permaneçam no local, pois não conseguimos coibi-los. O prefeito tem tomado atitudes para levá-los a outro local, mas muitos não querem e preferem ficar na rua e muitas vezes acabam inibindo a população que vai até o cemitério”.

Finados

“Pela estimativa de outros feriados, acreditamos que mais de 130 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Cascavel. Estamos preparados para receber a população e se não houver chuva no dia de Finados, registraremos um grande número de pessoas, assim na abertura da novena. Estamos finalizando alguns serviços para receber todos da melhor forma. Muitas coisas não conseguimos executar por conta do tempo, mas já estávamos bastante adiantados com os serviços”.

Interior

“Um dos nossos desafios é organizar cemitérios do interior. Alguns estão abandonados. Falta ainda um controle que muitas vezes é feito somente pela associação de moradores. Queremos trazer esse controle para a Acesc para que todas as sepulturas estejam alinhadas e os cemitérios organizados. Ao todo são 32 cemitérios, incluindo os da área urbana de Cascavel”.

Ossuário

“Pretendemos fazer ossuário em forma de gavetas no cemitério Jardim da Saudade no Bairro Guarujá para que possam ser depositados os restos mortais de forma digna e isso consequentemente será implantado no Cemitério Central e nos demais na cidade”.