Cotidiano

Células-tronco humanas são implantadas em embriões de porcos

embriao.jpg

RIO ? Embriões cuja composição original é inferior a 0,001% de humanos ? o resto é oriundo de porcos ? foram criados e analisados por cientistas do Salk Institute (EUA). O estudo foi a primeira prova de que é possível criar seres através da combinação material genética de homens e animais.

Genética

Para criar uma quimera ? nome originário do monstro da mitologia clássica cuja aparência combinava leão, cabra e dragão ?, os pesquisadores injetaram células-tronco humanas, que podem se adequar a qualquer tecido, no embrião de um porco.

O embrião, agora uma mistura de suíno e humano, foi implantado em uma porca por até um mês.

O processo ainda tem baixa eficácia. Dos 2.075 embriões implantados, apenas 186 continuaram desenvolvendo-se naquele período. Ainda assim, havia sinais de que as células-tronco estavam ativas e contribuíam para a formação de uma quimera homem-porco.

? Esta é a primeira vez que células humanas crescem dentro de um animal de grande porte ? comemora o pesquisador Juan Carlos Izpisua, autor sênior do estudo, publicado na revista ?Cell?.

De acordo com Izpisua, o resultado fraco deve-se à ?grande separação entre homens e porcos durante a evolução?. O desenvolvimento do embrião é mais rápido no feto dos suínos, cuja gravidez dura apenas quatro meses.

O pesquisador acrescenta que as quimeras com tecido humano podem ser úteis para agilizar o teste de drogas, antes que elas sejam consumidas por humanos; estudar o aparecimento de doenças humanas; compreender os primeiros estágios do desenvolvimento de nosso embrião e explicar a diferença entre os órgãos de diferentes espécies.