Cotidiano

Celso Dal Molin apresenta 1º projeto da nova legislatura

Foi protocolado na manhã desta quinta-feira (05) o primeiro projeto da 16º Legislatura (2016-2020). De autoria do vereador Celso Dal Molin (PR), o Projeto de Lei nº. 01/2017 prevê a criação de uma campanha publicitária informando o calendário de vacinas disponíveis gratuitamente para os idosos.

A campanha, denominada “Vacinação Gratuita para Idosos”, deve estar presente nos postos de Saúde do município. Estão incluídas no calendário básico de vacinação as vacinas contra gripe (Influenza), dT (difteria e tétano), pneumocócica (contra pneumonia) e febre amarela.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, disponibiliza todos os anos mais de 300 milhões de doses de vacinas. Ao todo, são oferecidos, gratuitamente, 42 tipos de imunobiológicos e 25 vacinas. Apesar desta oferta, não há a devida publicização das mesmas, acarretando maior número de mortes pela ausência de prevenção.

Se instituída, a campanha será veiculada todo mês de abril, através de divulgação via rádio, televisão e cartazes e cartilhas informativas. Serão responsáveis pela realização da campanha a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Comunicação Social do município, podendo para isto, realizar parcerias e convênios.

O vereador Celso Dal Molin (PR) defende a importância de políticas públicas voltadas para os idosos, “sabemos que investir na prevenção, como é o caso da vacinação, custa muito menos para os gestores da saúde do que pagar a conta do tratamento médico, internações e remédios necessários posteriormente”. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o país tinha 24 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em 2014. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o país seja o sexto em número de idosos em 2025, quando deve chegar a 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos.