Cotidiano

Celebrações de Finados

A tradição de lembrar os familiares falecidos, celebrando a memória deles com orações e momentos de reflexão sobre a própria existência levou dezenas de pessoas na manhã de ontem ao Cemitério Central de Cascavel para dar início à Novena de Finados deste ano.

Serão nove dias em que pessoas de todas as idades se reunirão no local, cada um com sua devoção, para as celebrações que são conduzidas pelas paróquias da Arquidiocese.

São duas oportunidades de participar na novena: às 6h30, que normalmente é celebrada pelo arcebispo dom Mauro – que pela manhã não puder comparecer – e às 19 horas, por um padre da cidade.

Missas

Além da Novena de Finados que começou ontem e segue até o dia 1º de novembro, a Acesc definiu uma extensa programação para o Feriado de Finados, com missas em todos os cemitérios.

Preparativos

O sol está contribuindo para que os servidores da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel) deem continuidade aos serviços nos quatros cemitérios urbanos. As ruas receberão pintura nova, assim como as calçadas e os meio-fios, tudo para receber os fieis para o Dia de Finados (2 de Novembro). A visitação, segundo o superintendente da Acesc, já é esperada a partir do dia 30 de outubro, próxima segunda-feira.

Barracas

Além das melhorias, a Acesc organizou a comercialização de produtos nos cemitérios no feriado. Interessados ainda podem adquirir espaços externos para a venda produtos como flores, velas, coroas, guloseimas, entre outros nos locais, durante o feriado.