Cotidiano

Celebração a Fela Kuti no Circo terá Abayomy, Criolo, Duda Brack e mais

03.abayomy_crédito_João Salomão.jpgRIO ? Neste 15 de outubro, o nigeriano Fela Kuti, pioneiro do gênero afrobeat que influenciou diversas gerações de músicos brasileiro, completaria 78 anos. Para comemorar, o tradicional Fela Day volta ao Circo Voador, nesta sexta-feira, para uma noite recheada de atrações. Links Abayomy

Os anfitriões da Abayomy Afrobeat Orquestra, big band criada há sete anos exatamente para o Fela Day, receberão, no tradicional palco da Lapa, o rapper Criolo, a cantora, compositora e ativista pernambucana Doralyce, a cantora gaúcha radicada no Rio Duda Brack, assim como o percussionista, cantor e poeta Carlos Negreiros, nome tradicional do afrobeat brasileiro, e o músico carioca Jonas Sá.

? Afrobeat é celebração e a gente quer celebrar com os amigos ? comemora Alexandre Garnizé, percussionista da Abayomy, cujo segundo disco, “Abra sua cabeça”, foi lançado neste ano, com produção de Pupilo (nação Zumbi) e participações de Céu, Otto, Tony Allen e Jorge Du Peixe. ? Vamos comemorar sete anos de existência e resistência da Abayomy rodeado por grandes músicos que se interessam pelo afrobeat. Tocar afrobeat hoje é difícil e acho que a gente tem ajudado a quebrar essa barreira. Há 20 anos, ninguém no Brasil parava para ouvir uma música do Fela de 20 minutos.

Garnizé explicou como funcionará a participação do time de convidados: Criolo cantará alguns de seus sucessos, como “Bogotá”, “Mariô” e “Pegue pra ela”, com arranjos da Abayomy, e deve voltar para uma parceria inusitada em “Malunguinho”, da big band carioca; Doralyce vai dar voz a algumas das músicas da Abayomy; Duda Brack substitui Céu em “Sensitiva” e apresenta “Vaza”, faixa de seu disco de estreia, “É” (2015); em uma das suas participações, Carlos Negreiros ajudará a Abayomy a tocar uma das criações do maestro mineiro Abigail Moura; e Jonas Sá fará uma parceria com o guitarrista Gustavo Benjão, além de cantar “Gigolô”, de seu mais recente álbum, “BLAM! BLAM!”, em uma versão “meio Charles Bradley e Carlinhos Brown”. Abayomy – ‘Abra sua cabeça’

Isso sem esquecer, claro, de duas ou três incursões pelo repertório de Fela Kuti e outras faixas de “Abra sua cabeça” ? segundo Garnizé, apesar da agenda apertada dos 13 integrantes da Abayomy, o grupo deve lançar um EP até o fim do ano.

? São 13 cabeças, 13 pensamentos, mas um único sonho: tocar e botar para fora os bichos. E é o que temos feito. A gente não ganha dinheiro com música, mas se diverte ? garante o percussionista.

SERVIÇO

Fela Day com Abayomy (part.: Criolo, Doralyce, Duda Brack, Carlos Negreiros e Jonas Sá)

Onde: Circo Voador ? Rua dos Arcos, s/nº, Lapa (2533-0354)..

Quando: Sexta-feira, às 22h.

Quanto: R$ 40.

Classificação: 18 anos.