Cotidiano

Ceia de Natal mais cara

Um dos produtos mais vendidos para a ceia natalina está mais caro este ano. O panetone, que já é encontrado nas prateleiras dos supermercados, está com valores acima dos praticados no ano passado.

Conforme o gerente de uma rede de supermercados de Cascavel, Gilmar Gomes, o produto teve um acréscimo de 5% em relação a 2016. Hoje, ele é comercializado a R$$ 18,99 a unidade de 500 gramas, tanto o panetone de frutas cristalizadas quanto o de chocolate.

“Geralmente, as primeiras remessas que chegam têm um preço um pouco mais elevado. A expectativa é de que mais próximo do Natal os valores abaixem, como sempre acontece. Acredito que com essa redução lá pra frente, os preços fiquem próximos aos praticados anteriormente”, relata Gomes.

Imediato

Mesmo a três meses do Natal, a indústria alimentícia já produz o produto em grande escala. Isso porque nessa época do ano muitas pessoas, ao ver os panetones expostos, costumam comprá-los para consumo imediato. “Os clientes compram principalmente para comer no fim de semana. Chega sexta-feira é impressionante como a procura pelo panetone aumenta”, afirma o gerente.

A microempresária Fernanda Schimitez é uma das consumidoras que tem o hábito de comprar panetone antes mesmo do Natal. “Meu filho gosta muito, principalmente do de chocolate. Por isso, quando vi que já estavam vendendo aproveitei para comprar”, diz.

Economia

Quem achou o preço do panetone muito ‘salgado’, pode economizar sem deixar de levar o produto. Similar aos panetones das marcas nacionais, os supermercados apostam na fabricação própria, que é comercializado durante todo o ano. O produto, com duas opções de sabores, é vendido por R$ 8 a unidade.