Cotidiano

Ceep se destaca com projetos de inovação científica

Nossa região será representada na Mostra Nacional de Robótica ? MNR 2016, que será realizada em Recife (PE), de 8 a 12 de outubro

Cascavel – O Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto), de Cascavel, participará de competições em nível nacional e internacional, com ideias inovadoras em duas propostas na área de ciência e tecnologia, que podem trazer mais dignidade a pessoas com deficiência física nas suas interações sociais.

Nossa região será representada na Mostra Nacional de Robótica – MNR 2016, que será realizada em Recife (PE), de 8 a 12 de outubro, com o projeto “Etam: Robótica Social”. Mais que isso, o projeto “Re-Movimento – Recuperação de Membros Paralisados por meio da Robótica”, garantiu vaga na MostraTec, segunda maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, que acontecerá no Rio Grande do Sul, de 24 a 28 de outubro.

A pesquisa “Etam: Robótica Social”, desenvolvida por André Donizete de Oliveira Aparecido e orientada pelos professores mestres Gelson Leandro Kaul e Vander Fábio Silveira, está em estado avançado. Surgiu com o intuito de ampliar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, por meio de mecanismos robóticos capazes de diminuir seus desgastes físicos e oportunizar maior agilidade e praticidade na locomoção. Foi formulada a partir de uma base legal de pesquisas fornecidas por profissionais da área médica e levantamento de dados, feito com formulários aplicados virtualmente e presencialmente em palestras com pessoas que vivenciam o problema cotidianamente. Nos seus três anos de duração, o estudo conta com a construção de três protótipos, mais a construção de um quarto protótipo em andamento e em testes.

Apoio financeiro

Para que essas pesquisas sobre a recuperação de membros paralisados por meio da robótica sejam aperfeiçoadas, os profissionais e estudantes do Ceep Pedro Boaretto Neto pedem o apoio. Eles precisam de patrocínio para que possam participar da Mostra Nacional de Robótica e da Feira de Ciência e da MostraTec – Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, no mês de outubro.