Cotidiano

Cedip sem ginecologistas

Duas médicas ginecologistas/obstetras deixaram de prestar atendimentos no Cedip (Centro de Doenças Infecto-parasitárias) de Cascavel.

Após pacientes que são acompanhadas pelo centro terem relatado alguns transtornos ao tentarem agendar consulta, a Secretaria de Saúde foi questionada e confirmou a falta de profissionais.

“Houve baixa em nosso quadro de profissionais ginecologistas/obstetras, 40 horas. Esses profissionais dividiam carga horária de serviço no Cedip e atendiam no laboratório de IST [Infecções Sexualmente Transmissíveis] do Município, incluindo pacientes do sexo masculino e feminino”, explica.

Uma das médicas foi exonerada para assumir concurso no Município, em um cargo de 20 horas na Atenção Básica. “Neste chamamento haviam três profissionais destinados à Atenção Básica (que estava há bastante tempo com seu quadro defasado)”, afirma a Secretaria de Saúde.

Para que parte dos pacientes masculinos tivesse a assistência médica, a escala de um médico urologista foi reorganizada. Ainda segundo a secretaria, o Município também segue com organização de forma a não prejudicar os atendimentos ao público feminino.

“Informamos que para manter os atendimentos, disponibilizamos hora-extra ao serviço para organização da escala e, ainda, ressaltamos que os profissionais ginecologistas/obstetras da rede de Atenção Básica possuem capacidade técnica para atendimento de IST feminina”.

Reposição do quadro

A reposição do quadro médico de ginecologistas/obstetra deverá ocorrer somente após realização de novo concurso público. “Não há mais profissionais na lista do concurso para serem chamados e as reposições somente serão feitas após realização de novo certame”.

Mobiliários

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Veneza e o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitária) receberão novos mobiliários.

Por meio de licitação na modalidade de pregão eletrônico, a empresa L. F. Alves & Cia Ltda foi contratada para dar suporte com os itens necessários no período de seis meses.

Inicialmente o certame previa o valor máximo de R$ 92.380,87 para as aquisições, mas o contrato com a empresa vencedora terá o custo de R$ 53.500.