Cotidiano

CCJ volta a se reunir para tentar votar último recurso de Cunha

CJJ – quinta-feira

BRASÍLIA ? A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara volta a se reunir nesta quinta-feira para a sessão que pode decidir sobre o último recurso de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Cunha está presente na sessão, sentado na mesa, no lado esquedo do presidente da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Cunha na CCJ ? 14/07

Deputados contrários ao recurso de Cunha já iniciaram a sessão de hoje votando um requerimento para que esse seja o primeiro assunto a ser tratado.

Na quarta, o presidente da CCJ decidiu, após sete horas de sessão, encerrar a reunião que poderia selar o destino de Cunha na comissão. Com isso, a votação no plenário da Câmara que decidirá se Cunha terá o mandato cassado ficará para agosto, na volta do recesso parlamentar. A decisão do presidente da CCJ provocou a revolta dos parlamentares contrários a Cunha.

Serraglio disse que será possível votar o recurso de Cunha nesta quinta-feira, e quem faltar à reunião ?será escrachado?:

? Se eles não votarem amanhã (quintae), os culpados serão eles. Amanhã (quinta) dá para fazer até a madrugada do outro dia. Não tem como não terminar. Quem não comparecer à CCJ vai ser escrachado.

Também considerado aliado de Cunha, o relator Ronaldo Fonseca (PROS-DF) aceitou apenas uma das 16 nulidades apresentadas na defesa de Cunha. Agora, se o parecer de Fonseca for rejeitado, o parecer já aprovado pelo Conselho de Ética, que aprovou a cassação do mandato de Cunha, seguirá para plenário e precisará que ter o aval de 257 dos 513 deputados para ser aprovado. Mas se o parecer de Fonseca for vencedor, o processo de cassação volta ao Conselho de Ética para ser apreciado novamente.