Cotidiano

CCJ do Legislativo mineiro aprova parecer que não autoriza STJ a investigar Pimentel

fernando-pimentelBRASÍLIA – Por 5 votos a 2, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou relatório que não concede autorização prévia para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) processar o governador mineiro, Fernando Pimentel, do PT. Ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro num dos inquéritos abertos contra ele a partir da Operação Acrônimo. O relator na CCJ foi o deputado Rogério Correia, do PT e líder do bloco de apoio ao governador. A Procuradoria Geral da República apresentou ao STJ uma nova denúncia contra Pimentel.

Agora, o parecer será votado pelo plenário e a oposição ao petista precisará de 53 votos dos 77 deputados estaduais para que Pimentel seja investigado no STJ. Pimentel tem maioria na Assembleia. Na CCJ, a oposição ao governador tentou protelar ao máximo a votação, usando os recursos regimentais possíveis, como pedido de votação nominal e retirada de pauta. Sabia que o governador venceria. Felipe Attiê, do PTB e que votou contra Pimentel, disse que estava sendo produzida uma pizza na comissão para livrar o governador.

Operação acrônimo

– É pizza daquelas de forno grande. Não é esses de pão de queijo, não. Pizza com cogumelo, banana. Toda incrementada – disse Attiê.

Rogério Correia disse que ali na Assembleia, diferentemente do que ocorreu com Dilma Rousseff, segundo ele, não teria golpe.

– Não vai ter golpe em Minas Gerais – disse Correia.

Os aliados de Pimentel comemoram também o rito aprovado pela Mesa Diretora da Assembleia. No plenário, que votará o caso até o próximo dia 23, o voto será no painel, aberto, mas o deputado não vai precisar anunciar se é contra ou a favor o STJ prosseguir a investigação no microfone, como se dá no impeachment na Câmara dos Deputados.

– A turma do Pimentel prefere ver assombração do que microfone na frente, declarando o voto abertamente para o povo mineiro. Querem que a votação seja automática, rapidinho, em 30 segundos. Quer apertar o botão e picar a mula, saindo pelos fundos e bem longe da imprensa – disse Attié.

O líder do governo na Assembleia, Durval Ângelo, do PT, rebateu o colega da oposição.

– É o regimento que determina como seja a votação.

Os cinco votos a favor de Pimentel foram dados pelos deputados Rogério Correia (PT), Durval Ângelo (PT), Tiago Ulysses (PV), Tadeu Martins (PMDB) e Leonídio Bouças (PMDB). Os dois votos contra foram de Felipe Attié (PTB) e Bonifácio Mourão (PSDB).