Esportes

CBF confirma suspensão das atividades do futebol brasileiro por uma semana

RIO – Em entrevista coletiva, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, anunciou agora há pouco a suspensão de todas as atividades do futebol brasileiro por uma semana. Com a medida, a final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG, que seria nesta quarta-feira, foi adiada para o dia 7 de dezembro. A rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro, a última da competição, será no dia 11.

– Pedimos a compreensão dos clubes, vamos precisar adiar também as férias dos jogadores, mas estamos diante do maior drama do futebol mundial na história. Ainda não pensamos em jogos, títulos ou desdobramentos. Estamos constatando o fato e apoiando os familiares. Não devemos superar o instante doloroso que vivemos – disse Feldman, evitando se aprofundar em questões como a decisão do título da Copa Sul-Americana, motivo da viagem da Chapecoense à Colômbia.

– Certamente, no momento adequado, Fifa e Conmebol também vão se manifestar.

A suspensão de atividades adia, também, a final da Copa do Brasil sub-20, que seria nesta quinta-feira, em Salvador, entre Bahia e São Paulo. O jogo foi remarcado para o dia 8 de dezembro.

A CBF confirmou, ainda, o envio de uma delegação a Chapecó, composta por profissionais da Gol, companhia aérea parceira da entidade. O grupo é composto, por exemplo, de psicólogos especialistas em prestar assistência a famílias de vítimas de desastres aéreos. Da cidade catarinense, um voo organizado pela CBF, com familiares de membros da delegação da Chapecoense e dos jornalistas mortos no acidente, partirá para a Colômbia, num esforço de reconhecimento dos corpos e traslado de volta para o Brasil.
Uma ajuda à Chapecoense, para que volte a desenvolver suas atividades esportivas, está prevista pela CBF

– O que puder ser feito por CBF e demais clubes, para que a Chapecoense recupere sua força, será feito – disse Feldman.