Esportes

Cavalo sofre corte e Stephan Barcha está fora da disputa dos saltos

Um corte de espora no cavalo Landpeter do Feroleto tirou o cavaleiro Stephan Barcha das finais dos saltos por equipe e individual, nesta terça-feira, em Deodoro. Na quarta-feira, o Brasil será representado por Eduardo Menezes, Doda Miranda e Pedro Veniss, sem direito a nota de descarte.

A perda de um conjunto não preocupa a equipe. O incidente é comum no esporte e foi considerado uma fatalidade.

– Após o percurso, todos os cavalos são levados para a inspeção. Ali, viram um pequeno corte. Em algum momento do percurso, ele precisou controlar mais o cavalo e forçou. Mas o regulamento não permite a continuação do animal – explicou o Veterinario da equipe brasileira, Rogério Saito.

A perda do conjunto não preocupa o time. Os três restantes mostraram o mesmo nível dos favoritos, como alemães e holandeses.

– Não é a primeira vez que isso acontece com a gente, sempre temos um problema no caminho, mas continuamos forte. Aconteceu de perder um conjunto em Londres também. Fatalidades acontecem. O time está muito bem – disse o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Luiz Roberto Giugni.

Os companheiros de Stephan Barcha lamentaram o ocorrido, mas continuam confiantes no pódio.

– Foi uma marquinha pequena, mas é a regra. Não podemos fazer nada além de continuar em busca da medalha que é o nosso sonho. Brasileiro luta até o fim – disse o cavaleiro Pedro Veniss, último brasileiro a fazer o percurso.

Na quarta-feira, o Brasil disputará a final por equipes com Alemanha, Holanda, Estados Unidos, França, Canadá, Suécia e Suíça. A rodada também será classificatória para os 45 conjuntos que farão as finais na sexta-feira.