Cotidiano

Cautela no varejo

Cautela no Varejo.jpgA confiança do empresário do comércio manteve-se praticamente estável em dezembro, em relação a novembro de 2016, mostram os dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), pesquisa apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

À primeira vista, nem o Natal ? mais importante data do varejo ? injetou mais otimismo no setor. Mas, quando se comparam os dados da pesquisa com dezembro de 2015, o aumento foi de 24,1%, a maior alta já registrada nessa base de comparação desde o início da série em 2011.

Após sete aumentos consecutivos, o Icec de dezembro ficou em 99,1 pontos, ante os 98,9 pontos observados em novembro e os 79,8 de dezembro de 2015. O resultado da pesquisa neste mês do Natal deveu-se à piora na avaliação das condições correntes, à estabilidade nas expectativas de curto prazo e ao pequeno aumento nas intenções de investimentos.

O Icec compõe o conjunto de pesquisas, análises e estudos que a CNC realiza e divulga para auxiliar na tomada de decisão dos comerciantes, empresários e agentes econômicos.

Vídeo Cautela no varejo