Cotidiano

Cauã Reymond fala da sua entrega para viver os gêmeos de ?Dois irmãos?

275066.jpgRIO – Filhos de imigrantes libaneses, os gêmeos Omar e Yaqub cresceram se odiando. A mãe, Zana, sempre deixou clara a predileção por Omar, apelidado de Caçula por ter sido o segundo a nascer. E a diferença de tratamento marcou a relação dos dois desde o começo. Ainda na infância, em Manaus, Yaqub teve o rosto cortado por uma garrafa ?numa estocada certeira, rápida e furiosa? de Omar, como descreve uma das violentas passagem de ?Dois irmãos? (Companhia das Letras). Links Dois irmãos

No famoso romance lançado por Milton Hatoum em 2000, a agressão é motivada por ciúmes. Omar tem um ataque de fúria ao flagrar Yaqub sendo beijado por Lívia, menina cobiçada pelos dois. Foram necessários 13 pontos para costurar o rosto de Yaqub, que se tornou ainda mais introspectivo e ganhou uma cicatriz para o resto da vida.

A sequência é uma das marcas da minissérie que a Globo estreia nesta segunda, dia 9, às 22h20m (e que já tem três episódios disponíveis na plataforma de vídeos Globo Play). A adaptação de ?Dois irmãos? para a TV, assinada pela roteirista Maria Camargo, ?é totalmente fiel ao romance??, afirma o diretor Luiz Fernando Carvalho, que define a história como ?um grande drama familiar?.

? A minissérie não tem mirabolância, efeito especial, é um trabalho de atores. A história se passa 90% no sobrado da casa de família ? conta Carvalho.

Premiado com o Jabuti em 2001, o livro narra uma tragédia anunciada. Ou uma ?história de afetos, conflitos e sentimentos? nas palavras de Hatoum. Ambientada em Manaus entre os anos 1920 e 1980, a trama foi traduzida para 14 países, está na 23º reimpressão e já vendeu mais de 165 mil exemplares. Ganhou, ainda, uma versão em quadrinhos, assinada pelos também gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, em 2015.

Como no romance, a minissérie, contada em dez capítulos, atravessa várias fases e é narrada de forma não linear por Nael. Interpretado por Theo Kalper, Rian Cesar e Irandhir Santos, ele é filho da empregada da casa, Domingas (Sandra Paramirim, Zahy e Silvia Nobre).

Na TV, os gêmeos são vividos por Lorenzo e Enrico Rocha, na infância; Matheus Abreu, na adolescência; e Cauã Reymond, na vida adulta. E Zana é dividida entre as atrizes Gabriella Mustafá, Juliana Paes e Eliane Giardini.

Conheça os personagens de ?Dois irmãos?, minissérie de Luiz Fernando Carvalho

?EXAUSTIVA, INTENSA?

Cauã ainda era um ator iniciante quando leu ?Dois irmãos?. E, já época, ficou interessado em interpretar Yaqub e Omar.

? São dois grandes personagens. E os bons papéis masculinos estão raros ? diz.

Antes das gravações, o ator participou com o elenco de uma preparação que incluiu leituras, dramatizações e encontros com historiadores, antropólogos e filósofos. Envolvido com as filmagens de um longa na época, ele acabou perdendo justamente a palestra de Hatoum.

? Eu estava no Nordeste. Mas sabe que me deu alívio por não ter ido? Não queria contar isso para ninguém, mas a palestra iria aumentar minha expectativa, que já era grande. No fundo, eu queria a aprovação do Milton. E também morria de medo de o Luiz não gostar do que eu estava fazendo ? reconhece o ator. ? Mas, sem querer ser arrogante, me preparei bem. Já entrei aquecido, com fome de set.

A equipe de ?Dois irmãos? passou 15 dias, entre janeiro e fevereiro de 2015, gravando em Manaus, na cidade de Itacoatiara e nas praias do Rio Negro.

Depois de interpretar o neto de Eliane Giardini em ?Avenida Brasil? (2012), Cauã brinca que gostou mais de ser ?filho?:

? Sacudi, puxei, caí no colo dela… Fiz tudo o que poderia. A relação do gêmeo caçula com a mãe é de paixão.

Zana.jpg

Para Eliane, a minissérie foi ?exaustiva? e ?intensa?.

? Luiz não trabalha na zona do realismo, vai no íntimo, no seu desamparo. A gente precisa arregaçar as mangas e deixar o ego em casa ? conta a atriz, que inclui Zana no rol das mães ?alucinadas, devoradoras, Jocastas, e possessivas?.

Na história, Zana se casa jovem com Halim (vivido por Bruno Anacleto, Antonio Calloni e Antonio Fagundes nas diferentes fases da trama). A relação dos dois é bastante carnal, mas acaba corroída após o nascimento dos gêmeos. Eliane diz ter ficado com a fase mais barra pesada da personagem:

? Na primeira parte, ela vive a descoberta do amor; na segunda, está no auge da sexualidade. Na minha, há uma morbidez, uma perversidade. A escolha que Zana faz por um dos filhos é dilacerante. Todo mundo vai ficando de fora. No planetinha dela só há espaço para Omar.

Antonio Calloni diz que o Halim feito por ele na fase adulta é movido pelo desespero:

? Ele nasceu para amar a Zana e não queria filhos para não dividi-la com ninguém. Halim tem as características dos dois gêmeos: é autocentrado como Yaqub e furioso como Omar.

?GRAVEI NU E NÃO ME PREOCUPEI?, DIZ CAUÃ

Cauã lembra que, no fundo, os dois são vorazes:

? Omar é devorador, troca de parceira constantemente. Numa das cenas ela está com uma mulher e briga com três caras. Eu me lembrei de uma sequência do ?Senhores do crime?, do David Cronenberg, com Viggo Mortensen. Gravei completamente nu a cena da briga e não me preocupei.

Uma das parceiras de Cauã é a modelo Barbara Evans, filha de Monique Evans, que interpreta a Lívia disputada pelos gêmeos. Diretor que costuma apostar em nomes desconhecidos, Luiz Fernando Carvalho defende que em seu set não há hierarquia.

? Para mim, não há diferenças entre o trabalho do Fagundes e o da Gabriela Mustafá, a Zaninha ? diz o diretor.