Política

Castrações ainda em 2017

É intenção da Secretaria de Meio Ambiente fazer as primeiras castrações de cães e gatos ainda nesta semana, a última do ano. De acordo com a Secretaria, uma ONG totalmente legalizada está com o cadastro “em dia” para começar os procedimentos, além de duas ONGs registradas que se comprometeram em procurar a Secretaria ainda nesta semana e uma organização que ainda não concluiu a documentação perante a prefeitura para obter o CNPJ.

Segundo o setor responsável pelo cadastro, é necessário o cartão do CNPJ da instituição, a cópia da ata de constituição da ONG, o documento do responsável legal e um comprovante do local onde os animais estão – abrigo ou residências. A partir do cadastro, é assinado o termo de liberação da verba e pelo menos uma das três clínicas habilitadas deve começar a castrar ainda nesta semana.

A primeira ONG a se cadastrar foi a Cachorros Cascavel. Foram liberadas 68 cirurgias de cadelas, 29 de cachorros, quatro para gatos e nove para gatas, que devem ser feitas no primeiro mês em favor da instituição.

Protetores independentes

A ONG está abrindo espaço para protetores independentes e também para pessoas que mantém os conhecidos como “cães comunitários”. “Pedimos para as pessoas que nos procurem pela página no Facebook, ONG Cachorros Cascavel, mandem a foto do animal, o porte, para fazermos a ficha, já que esses animais ficarão, de certa forma, em responsabilidade da ONG. Vamos priorizar, neste primeiro momento, fazer parceria com protetores que precisarem castrar os animais recolhidos e priorizar a castração dos cães de rua”, explica uma das responsáveis pela instituição, Lilian Tavares.

Por que castrar?

A castração de um animal evita, além da superpopulação, uma série de futuras doenças, como câncer, por exemplo. Antes da parceria com a prefeitura, as instituições e os simpatizantes da causa faziam – e ainda fazem – parcerias com as clínicas, para conseguir o procedimento com um preço menor, já que tratam-se de voluntários que tiram dinheiro do próprio bolso para resolver um problema de saúde pública. O preço normal de uma cirurgia varia de R$ 250 até mais de R$ 400, dependendo do porte do animal, idade, entre outros fatores. “Precisamos conscientizar as pessoas de que castrar é necessário, e que se não conseguir uma parceria, vá a uma clínica, parcele ou mesmo pague à vista se tiver condições, mas evite um problema futuro”, comenta a voluntária Lilian Tavares, da ONG Cachorros Cascavel.