Cotidiano

Casos suspeitos de Zika vírus em Cascavel aumentam para 11

Município confirmou três casos de dengue neste ano; índice de infestação é de 6,8%

Cascavel – O Programa de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cascavel iniciou na terça-feira o mutirão de visitas nas regiões que tiveram os maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. Apesar do alerta total para a prevenção, o Município confirmou três casos de dengue neste ano, dois autóctones e um importado, mas seguem em analise 139 notificações suspeitas.

O primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti) realizado de 11 a 14 deste mês teve 6,8% de infestação. Por isso, o Controle de Endemias realiza ações para combater a infestação. A região que teve o maior índice foi a do Bairro Cancelli, com 11%, por isso as vistorias estão sendo intensificadas naquele entorno.

O mosquito que transmite a dengue também é o vetor do zika vírus e da febre chikungunya. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, através da Vigilância Epidemiológica, até o momento são 11 casos suspeitos de zika e dois da febre chikungunya.

“Voltamos a pedir a colaboração de todos para combater o mosquito Aedes aegypti, pois além da dengue ele também é um aliado para transmitir zika e chikungunya”, disse o coordenador do Controle de Endemias, Emerson Ferreira.

Ao longo de 2015 foram registrados 271 casos de dengue em Cascavel e 1.639 notificações com suspeitas. Nesta sexta-feira (22) uma reunião será realizada com o Comitê da Dengue para definir novas estratégias e ações, se possível um mutirão de limpeza em toda a cidade.

(Com informações de Eliane Alexandrino)