Cotidiano

Casos de estupro crescem 6,72% no último ano em São Paulo

SÃO PAULO – O estado de São Paulo fechou 2016 com aumento de 6,72% no número de casos de estupro em relação a 2015. Foram 9,9 mil registros, enquanto no ano anterior a polícia contabilizou 9,3 mil. O secretário de Segurança Pública Mágino Alves Barbosa Filho reconheceu que é difícil combater este tipo de crime, durante divulgação dos índices de criminalidade do estado.

? É muito difícil combater esse tipo de crime porque em 80% dos casos ele é cometido pelo conhecido da vítima. O que devemos fazer enquanto estado é encorajar essas mulheres a notificar a prática desses crimes ? disse Mágino.

Como forma de combate à violência contra a mulher, o secretário anunciou que assinou protocolo único de atendimento, para que todas as delegacias estejam preparadas para atender esse tipo de caso. Ele disse ainda que a polícia militar passará, em breve, a contar com tablets de onde poderão verificar dados de homens que estejam sob medida protetiva:

? A mulher não tem que passar por burocracias, mas se sentir acolhida e protegida.

ROUBO DE CARGAS AUMENTA

Enquanto o número de roubo de cargas registrou alta de 17,11% no Estado de São Paulo, a taxa de homicídio diminuiu 6,31% em todo o ano, caindo de 3,7 mil para 3,5 mil casos. Segundo a SSP, esse é o menor número registrado desde 2001.

? Enquanto comemoramos em alguns aspectos, reconhecemos que precisamos mudar a estratégia em relação a outros delitos. O número de roubos de carga vem subindo, e eu já chamei diretores de Deinter (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) para discutir o tema – apontou Mágino.