Cotidiano

Casos de conjuntivite põem saúde em alerta

Marechal Cândido Rondon – A 20ª Regional de Saúde, com a vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, alerta a população rondonense para o aumento dos casos de conjuntivite que está ocorrendo no Município. A doença, que pode ocorrer em qualquer época do ano, tem incidência maior no verão e no outono, por conta da temperatura e da umidade do ar.

Segundo a enfermeira do setor de epidemiologia de Marechal Rondon, Franciele Perez, nos últimos 15 dias, somente na Unidade de Saúde 24 Horas, foram registrados mais de 50 casos de conjuntivite. “Estamos colhendo material dos casos mais graves para a realização de testes em laboratório, para que possamos identificar se são virais ou bacterianos”, explica.

Além disso, os demais locais de atendimento em saúde à população, como as Unidades Estratégia da Família (postos de saúde) e hospitais, também passarão a enviar as notificações dos registros de conjuntivite para o setor de epidemiologia, para o acompanhamento total do número de casos em Marechal Rondon.

Surto da doença

Marechal Rondon enfrenta atualmente um surto de conjuntivite. Franciele explica que, para o Município se enquadrar nessa situação, é necessário apenas identificar dois casos relacionados. “Se temos duas pessoas da mesma família ou dois estudantes em uma mesma sala, por exemplo, já temos um surto de conjuntivite e nós identificamos até quatro casos em uma mesma família”, explica.

Saiba mais:

A Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (conhecido como o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a doença atinge os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias, normalmente, sem deixar sequelas.

Já as causas podem ser variadas, desde infecções por vírus, bactérias ou fungos, a alergias, traumas ou irritação química.

Transmissão

A transmissão ocorre pelo contato direto com as secreções oculares de pessoas infectadas, que pode ocorrer diretamente ou através de objetos, superfícies e instrumentos contaminados (toalhas, travesseiros, lenços, copos etc).

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção purulenta ou esbranquiçada, coceira, fotofobia (dor ao olhar para a luz) e visão borrada.

Tratamento

A orientação da vigilância epidemiológica é que identificados os sintomas, deve-se buscar atendimento médico. Para conjuntivite viral não existem tratamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos.

Cuidados

Cuidados especiais com a higiene, principalmente a lavagem das mãos, ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso (viral ou bacteriana), é importante lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada ou fervida, ou com soro fisiológico, para remover as impurezas.

Prevenção

Para evitar o contágio, deve-se evitar locais com aglomerações, trocar as fronhas diariamente enquanto estiver com a doença, higienizar com frequência o rosto e as mãos usando água e sabonete líquido ou com álcool em gel, evitar coçar os olhos e tocar em objetos, aumentar a frequência da troca das toalhas do banheiro ou usar toalhas de papel e não compartilhar esponjas, rímel, delineadores, lápis de olho ou qualquer outro produto de beleza.