Saúde

Casos ativos de covid-19 sobem para 45 em Quatro Pontes

O município vacinou até o momento 73 pessoas contra a covid-19

Casos ativos de covid-19 sobem para 45 em Quatro Pontes

A secretaria de Saúde de Quatro Pontes registrou um aumento no número de casos ativos de covid-19 na cidade, que agora chega a 45. O boletim apresentado ontem (3) também informa que há 27 pessoas no aguardo de resultado do exame, 119 isoladas e uma ainda se encontra na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O secretário de Saúde, Max (Marco Antônio Wickert), explica que inúmeras reuniões já foram realizadas pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde covid-19 para discussão de estratégias e elaboração de decretos com diversas medidas preventivas, seguindo o que o Ministério da Saúde e o Governo do Paraná preconizam, mas a comunidade precisa colaborar, cumprindo todas as determinações. Segundo ele, a saúde dos quatropontenses é prioridade, se busca oferecer o melhor atendimento e o governo municipal atua para que o comércio não feche novamente.

“Os casos estão aumentando significativamente. Peço aos munícipes que tenham mais cuidado. Se a situação não começar a mudar, vamos tomar atitudes drásticas, que não gostaríamos de praticar. O número está muito alto para uma população de pouco mais de quatro mil habitantes. Ontem, por exemplo, Marechal Cândido Rondon estava com 65 casos ativos e é uma cidade com mais de 50 mil habitantes. As pessoas têm viajado e não estão cumprindo o período de isolamento quando retornam. Ou seja, circulam normalmente pelo comércio e sabendo ou não acabam transmitindo o vírus. Estamos assustados. Façam uso da máscara e saiam de casa somente se precisarem”, diz.

 

Vacinas

Até ontem, o município registrava 73 pessoas vacinadas contra a covid-19. “O primeiro público foi imunizado, sendo todos os profissionais da saúde da rede pública e privada. Agora, estamos no aguardo da próxima etapa, que, segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), serão os idosos acima de 80 anos. Trabalho feito com a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), municípios do Oeste e outros órgãos também propõe a vacinação de professores, mas ainda não é oficial. Estamos na torcida para que esse pedido seja acatado antes do início das aulas, que será no próximo dia 10”, diz.

 

Isolamento Social

O isolamento social, esclarece Max, é uma norma que deve ser cumprida. “Não é algo criado por nós. Foi estipulado pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Infelizmente, a falta de comprometimento por parte de algumas pessoas isoladas é um grande problema que temos enfrentado. Se a situação não melhorar, iniciativas duras serão tomadas, como a aplicação de multas. Não é admissível ter tantos casos ativos no município. Somos uma comunidade inteligente e ordeira”, afirma.