Cotidiano

Caso Tabata: acusado de matar a menina está sendo julgado em Cascavel  

Resultado do júri está previsto para o fim do dia

Caso Tabata: acusado de matar a menina está sendo julgado em Cascavel  

Cascavel- Eduardo Leonildo, 33 anos,  acusado de raptar, estuprar e matar a menina Tabata Crespilho da Rosa está sendo julgado em Cascavel nesta quinta-feira (15). O júri está sendo realizado de forma semi-presencial, sendo que o acusado será ouvido da capital do Estado e inclui ainda testemunhas como investigador de polícia, delegado e familiares.

De acordo com os advogados de acusação o inquérito é longo e completo e contém  várias provas validam a denúncia realizada pelo Ministério Público. Segundo o promotor que atua no júri, Alex Fadel, são  observadas hoje  duas ações qualificadoras asfixia (esganadura) e por ter tentado assegurar a impunidade de outro crime ( o  réu matou encobrir o estupro).  De acordo com ele,  o homem apresenta  desvio de conduta sempre do âmbito sexual, demonstrando ódio às vitimas.  Fadel defende que a pena chegue no mínimo a 30 anos.

O resultado do julgamento do caso Tabata está previsto para o fim do dia.

O crime

Tabata tinha seis anos quando foi morta. O crime provocou comoção nacional, e aconteceu nas proximidades da Escola Municipal Rui Barbosa em Umuarama no dia 26 de setembro de 2017. De acordo com inquérito policial, depois de sequestrar e abusar sexualmente da menina, Leonildo amarrou o corpo da criança e o enterrou.  O acusado foi preso com o auxílio das imagens de câmeras no trajeto entre a casa da menina e a escola.

Na época, na 7º SDP de Umuarama. Populares tentaram linchar Eduardo Leonildo. Houve depredação, carros da polícia incendiados e o acusado foi transferido às pressas e permanece em Curitiba  por questões de segurança.

Nos depoimentos o servente de pedreiro declarou que estava bêbado no momento do crime e escolheu a vítima na rua por acaso.

O acusado de matar Tabata  possui registros também  por outros crimes,

De acordo com a promotoria,  20 dias antes de assassinar Tábata, uma menina de 9 anos foi violentada em Umuarama e quando a imprensa passou a divulgar imagens do suspeito, a vítima  reconheceu Eduardo Leonildo como o autor do estupro.

Além disso, ele  já havia matado uma adolescente de 15 anos em Chopinzinho, no sudoeste do Paraná.