Cotidiano

Caso Oi: Bridge convoca assembleia para mudar conselho

INFOCHPDPICT000059360761RIO – A Bridge, acionista da Oi com cerca de 6,18% do capital total da companhia, enviou carta para a tele pedindo a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia oito de setembro. Em seu pleito, a gestora, que tem o empresário Nelson Tanure em seu comitê de investimento, pede a destituição dos membros do Conselho de Administração de nove membros, entre titulares e suplentes que foram indicados pela Pharol, a antiga controladora da Portugal Telecom (PT). A Bridge quer que sejam eleitos novos membros.

OI 0408Na carta, a Bridge diz ainda que quer “discutir e avaliar a atual situação econômico-financeira da Companhia, bem como os desafios a serem enfrentados daqui em diante, contemplando eventuais sugestões dos acionistas, a serem consideradas pelos administradores da companhia”. A Bridge já havia pedido duas assembleias ao Conselho de Administração da Oi, que decidiu jogar a decisão para a 7ª Vara Empresarial da Justiça do Rio, onde tramita o seu processo de recuperação judicial.

A Bridge também enviou a carta para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Bridge também chegou a pedir ao Conselho da Oi que fosse convocada uma assembleia para que os acionistas votassem pela abertura de ação criminal contra os antigos gestores portugueses da PT, como Zeinal Bava. A iniciativa gerou reação da Pharol, que acusou Tanure de manobra.

Enquanto isso, a gestão da Oi vem negociando com seus assessores financeiros o processo de recuperação judicial. Segundo fontes, os credores já estariam dispostos a injetar capital na companhia, em um valor superior a US$ 1 bilhão.

Ontem, a Oi informou que o banco Morgan Stanley atingiu 5% das ações preferenciais (PN, sem direito a voto) da companhia.