Política

Caso Hallberg em votação

Os vereadores avaliam hoje em sessão ordinária o parecer da CP (Comissão Processante) que analisou a denúncia de improbidade administrativa contra o vereador Fernando Hallberg (PPL) e indicou o arquivamento do caso.

Se na votação – que é por maioria simples – os parlamentares seguirem a indicação de arquivamento, a investigação é finalizada definitivamente. Caso os vereadores decidam que o processo deve continuar, a comissão se reúne novamente e inicia atos, diligências e audiências de testemunhas. O processo completo deverá estar concluído em um prazo de 90 dias.

A CP é formada pelos vereadores Serginho Ribeiro (PPL), Josué de Souza (PTC) e Sidnei Mazutti (PSL). No pedido de arquivamento, Serginho e Mazutti votaram favoravelmente – Josué foi voto vencido.

A denúncia

A investigação que pode resultar na cassação do mandato de Fernando Hallberg foi protocolada por Gilson Teixeira dos Santos, o Tikin, e Ricardo Bernardi Castilhos. A denúncia surgiu de duas publicações da Prefeitura de Cascavel na Revista Aldeia – quando Hallberg estava entre os sócios do veículo de comunicação. Em sua defesa, o vereador disse que “não houve contrato direto com a prefeitura, pois era a agência de publicidade quem fazia as contratações e não a prefeitura”.

O caso já passou pelo Ministério Público, que arquivou o caso alegando que não houve prejuízos ao erário – visto que, ao tomar conhecimento da publicação ainda no início do ano, Hallberg comunicou o órgão e devolveu os R$ 3 mil pagos pela prestação de serviços, mesmo com a argumentação de que não houve ato ilegal.