Cotidiano

Caso Alex Schomacker: acusados são condenados a 28 de prisão

2015_818883540-2015052293379.jpg_20150522.jpgRIO ? Os acusados de terem assassinado o estudante de biologia Alex Schomacker Bastos, de 23 anos, em janeiro do ano passado, em Botafogo, foram condenados pela Justiça a 28 anos de prisão. Anderson Leandro Bernardes e Willian Augusto Nogueira também deverão pagar 50 dias-multa pelo crime latrocínio (roubo seguido de morte).

O caso aconteceu no dia 8 de janeiro do ano passado. A vítima estava em um ponto de ônibus na Rua General Severiano, em Botafogo, quando foi surpreendida pela dupla, que estava em uma motocicleta. Os criminosos roubaram o celular e a mochila de Alex, que foi atingido por sete disparos efetuados por Anderson. Alex Schomacker 31/05

Na sentença, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 17ª Vara Criminal da Capital, determinou que as penas sejam cumpridas, inicialmente, em regime fechado. O valor de cada dia-multa foi fixado em um trigésimo do salário mínimo vigente à época do crime. Os réus também foram condenados ao pagamento das custas processuais.

?Como se depreende do conjunto de provas, os elementos de convicção são por demais robustos para afirmar, além da dúvida razoável, que foram os réus os autores do latrocínio que vitimou Alex Schomaker Bastos. Assim, comprovados os fatos típicos, não havendo causas excludentes de ilicitude ou culpabilidade, impõe-se o decreto condenatório?, escreveu o juizGuilherme Schilling Pollo Duarte na sentença.

Segundo os autos do processo, o celular da vítima foi encontrado com Antônio Vandey Vieira Nobre, que disse ter adquirido o aparelho em uma feira de produtos usados. As investigações revelaram que diversas outras vítimas de roubos no Rio reconheceram Anderson e Willian como autores dos crimes e descreveram as motocicletas usadas pela dupla durante os delitos.