Esportes

Cascavelenses viajam o País competindo e se destacam

A próxima disputa das ginastas será em Cascavel mesmo, na Copa Oeste, marcada para 22 de setembro

Cascavel – Esporte que até pouco tempo ganhava evidência apenas com as atletas da vizinha Toledo, a ginástica rítmica tem elevado o nome de Cascavel a cada competição da modalidade.

A última delas foi encerrada domingo (9) em São Caetano do Sul (SP) e com a jovem Samara Arcalá Sibin, 13, como campeã geral individual da categoria Juvenil do Campeonato Brasileiro.

Além dela, participaram das disputas as ginastas Jheniffer Karoline Beltrame, Letícia Santana Popadiuk e Grazyela Aguiar, acompanhadas da técnica Ana Paula Scheffer. Foi a primeira participação delas na categoria Juvenil do Nacional, mas isso não significa inexperiência.

Na edição de 2014 da competição, em Minas Gerais, Samara, Jheniffer e Letícia foram campeãs por equipe na Infantil. Desta vez, no ano de estreia na categoria, enfrentaram ginastas de até 15 anos de idade.

Viajar para representar a GR de Cascavel, inclusive, faz parte da rotina das meninas. Aos 13 anos, Samara também já esteve em Aracaju (SE) e na Colômbia, onde representou o Brasil em um Sul-Americano.

Jheniffer, 12, competiu nos mesmos locais de Samara, além de ter se apresentado duas vezes no Rio Grande do Sul, o mesmo ocorrendo com Grazyela, 13, que já esteve por duas vezes em São Paulo para exibir suas séries. Letícia, 13, também desfilou seu talento por Minas, São Paulo e Sergipe. E todas já viajaram para tantos lugares no Paraná que não conseguem nem elencar.

Em casa

A próxima disputa das ginastas será em Cascavel mesmo, na Copa Oeste, marcada para 22 de setembro. Para a técnica Ana Paula, a maratona nos aeroportos e rodoviárias País afora terá sequência na semana que vem, quando ela seguirá com duas atletas juvenis rumo a Florianópolis (SC) para as disputas do Torneio Regional Sul de GR, que reunirá atletas de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul em busca de vagas para a etapa nacional da competição.

As ginastas Samara e Graziela também ainda terão calendário a cumprir em 2015. A primeira disputará os Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza (CE), de 3 a 12 de setembro, e a segunda participará dos Jogos Abertos do Paraná, de 20 a 29 de novembro, em Francisco Beltrão.