Cotidiano

Cascavelenses vão fazer testes com mutamba em busca da cura

Segundo pesquisador, bastam 50 folhas da planta, misturadas a dois litros de água, consumido por determinado período, para matar a doença

Cascavel – Dez cascavelenses foram selecionados pelo médico e pesquisador Paulo Gouveia para fazer um tratamento com mutamba, uma planta do cerrado que promete ser a cura do HIV/Aids.

Segundo Paulo, que esteve ontem na Câmara de Vereadores de Cascavel, bastam 50 folhas da planta, misturadas a dois litros de água, consumido por determinado período, para matar a doença. “Toda pesquisa do Projeto Mutamba tem 12 anos e os últimos testes devemos concluir até dezembro. Os resultados encaminharemos à Anvisa e, posteriormente, o medicamento deve ser liberado”.

Durante o encontro, um enfermeiro que estava presente contestou os resultados ditos pelo pesquisador. Conforme o rapaz, “muitos jovens, por acreditar na suposta cura, estão deixando de fazer o tratamento convencional”, o que seria para o profissional uma irresponsabilidade.

Conforme o pesquisador, quem faz uso do coquetel para a doença não deve parar. “A mutamba será usada para eliminar a doença, mas nesse período é de suma importância continuar o tratamento. Mas quem não usa o coquetel, por que não usar a mutamba?”. Em Cascavel o professor entrou em contato com um sócio investidor para a produção do medicamento. “É uma primeira conversa para, no futuro, encapsularmos a planta”.