Esportes

Cascavelenses embarcam para disputas no Marrocos

Cascavel – Maior competição estudantil do mundo, a Gymnasiade chega à sua 17ª edição neste ano com a presença de quatro mil jovens atletas de várias partes do mundo, com idade entre 15 e 18 anos, na disputa de 17 modalidades esportivas. Atual campeã, a delegação brasileira contará com mais de 300 integrantes no Marrocos, sede das disputas que tiveram início ontem e ocorrerão até a próxima segunda-feira (9) nas cidades de Marrakesh e Casablanca. Dentre os representantes do Brasil na competição estarão dois cascavelenses: a ginasta Samara Arcalá Sibin e a taekwondista Fabiana Nayara da Silva Santiago.

Samara, de 15 anos, é uma das atletas da nova geração cascavelense que mais se destaca no cenário desportivo do País. Ela começou a chamar a atenção no Estado em 2013 e da Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica em 2014, quando, com apenas 12 anos de idade, representou o País Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Pré-Infantil realizado em San José de Cucuta (COL) e conquistou quatro medalhas (duas de ouro e duas de prata), depois de ter subido ao pódio quatro vezes no Brasileiro Infantil. No ano seguinte, foi campeã geral individual no Brasileiro Juvenil.

Uma de suas maiores conquistas, entretanto, foi em 2016, quando, depois de vencer tudo no Estado, conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Escolares da Juventude (por equipes, individual geral e nos aparelhos maças e cordas) e foi agraciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro com Prêmio Brasil Olímpico, o “Oscar” do esporte nacional, como melhor atleta do País da faixa etária de 10 a 14 anos.

No ano passado, focada nas disputas internacionais, Samara foi campeã por equipes e prata individual e nos aparelhos arco e fita no Paranaense e vice-campeã sul-americana em Guayaquil (EQU) com a seleção brasileira.

Taekwondo

Na equipe brasileira de taekwondo no Marrocos, a atleta Fabiana Santiago, de 16 anos e da categoria até 46 quilos, tentará manter sua ascensão no esporte. No ano passado, ela foi campeã da Copa Brasil, realizada em Minas Gerais, e este ano foi quinta colocada no Grand Slam, no Rio de Janeiro.