Esportes

Cascavelenses discutem o Plano Nacional do Desporto

Comitês ligados ao Sistema serão os responsáveis por analisar e aprovar os projetos que estiverem de acordo com o objetivo maior do PND

Cascavel – O trabalho conjunto entre Ministério do Esporte e Câmara dos Deputados para elaborar as diretrizes que nortearão as ações relacionadas ao desporto brasileiro foi conhecido de perto pela população do Oeste paranaense na manhã de ontem, durante a única audiência pública da Subcomissão Especial do PND (Plano Nacional do Desporto) no Paraná, realizada na Câmara Municipal de Cascavel por proposição do deputado Evandro Roman.

O Plano Nacional do Desporto é um projeto do Executivo que está sendo desenvolvido com a Câmara dos Deputados para definir as diretrizes do esporte no Brasil para os próximos anos. O objetivo é instituir garantias de acesso à prática e a cultura ao esporte nas esferas educacional, de participação e de rendimento, com prioridade para a primeira, conforme dita a Constituição Federal.

A definição das diretrizes gerais do PND é o primeiro passo para a criação do Sistema Nacional de Esportes, que definirá como os entes federativos irão atuar e quais suas competências para o desenvolvimento pleno do esporte no País. Esse sistema alinhará os planos de federações, ligas e secretarias específicas, que hoje desenvolvem o desporto por objetivos próprios ao apresentar projetos para captação de recursos federais.

Comitês ligados ao Sistema serão os responsáveis por analisar e aprovar os projetos que estiverem de acordo com o objetivo maior do PND. Também fará parte do sistema a Rede Nacional de Treinamento, que já está sendo desenvolvida pelo Ministério do Esporte em parceria com as Universidades Federais do Paraná e do Rio Grande do Sul. A Rede será um mapeamento de todos os profissionais do esporte no País (treinadores, centros de treinamentos, médicos especialistas, etc) para a formação de um banco de dados e a criação de uma plataforma de comunicação.

Cidadãos pedem a inclusão do paradesporto e atenção à saúde

A audiência pública de ontem fez dirigentes esportivos, atletas e pessoas ligadas ao desporto lotarem a Câmara Municipal de Cascavel e terminou com relevantes contribuições para a definição das diretrizes que servirão de base para o desenvolvimento do esporte no País.

Uma delas foi proposta pelo professor de educação física e técnico do paradesporto em Cascavel. Victor Emanuel Abrozino. Ele sugeriu a  inclusão da palavra “paradesporto” no PND, o que não seria apenas uma questão de semântica, mas sim de incluir toda uma gama de responsabilidade social nacional e criar novos atrativos para a inclusão, principalmente às crianças com algum tipo de deficiência.

A Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto terá apenas mais uma audiência pública no dia 8 de dezembro. O passo seguinte será a apresentação da proposta na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2017. Até lá, o Plano terá sido apresentado e contado com a colaboração de mais de 220 mil brasileiros em 12 anos de uma discussão iniciada em 2004, na 1ª Conferência Nacional do Esporte.

Quem ainda quiser conhecer melhor o PND e colaborar com o Plano pode sugerir ações no site camara.leg.br/cespo, no link Plano Nacional do Desporto.