Cotidiano

Cascavelense é finalista no Parlamento Jovem Brasileiro

Programa recebe projetos que poderão se tornar leis em benefício de toda a população

A câmara dos deputados abriu mais uma vez as portas à juventude do país com o PJB (Parlamento Jovem Brasileiro) 2017.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente com objetivo de possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Mais que isso, milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições.

Estudantes e professores de diversas instituições de ensino de todo país, realizaram leituras, estudos e debates sobre diversos assuntos, apresentando projetos que poderão se tornar Leis em benefício de toda população.

Após o período de análises e envio de Projeto de Lei, foi divulgado o resultado final. Dos municípios de abrangência do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, a finalista foi a estudante do Instituto Federal do Paraná – câmpus de Cascavel, do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Vanessa da Silva Almeida, sob orientação do professor Doutor em História, Rudy Nick Vencatto, com o Projeto de Lei: Brasil Sustentável.

Foram 54 projetos inscritos, 20 pré-selecionados e os 5 finalistas. Além de Vanessa, outros cinco estudantes foram selecionados em todo o Estado do Paraná: Marcos Vinícius Soler Baldasi Colégio Estadual Antonio Tortato/Paranacity), Mariane Silvério (Colégio Estadual Castelo Branco/Toledo), Gustavo Model da Silva (Colégio Estadual Eron Domingues/Marechal Cândido Rondon) e Kely Fabiana Casiuk (Colégio Estadual José de Anchieta/União da Vitória)

A jornada parlamentar em Brasília será na próxima semana, do dia 25 a 29 de setembro.

O NRE de Cascavel parabeniza todos e todas, estudantes, professores e gestores que participaram e contribuíram para a realização de mais uma edição do Parlamento Jovem Brasileiro. E, em especial, ao Instituto Federal do Paraná/câmpus Cascavel, ao professor Doutor Luiz Carlos Eckstein, diretor geral e ao docente professor Doutor Rudy que orientou e apoiou a aluna Vanessa para a concretização de suas ideias através do seu Projeto de Lei.