Esportes

Cascavelense disputa pela sétima vez a Corrida de São Silvestre

Prova contará com a participação de 30 mil corredores de 37 países

Cascavel – A cidade de São Paulo sediará nesta quinta-feira (31) a edição de número 91 da São Silvestre, prova que carrega consigo a tradição de ser a mais charmosa do calendário brasileiro e que este ano reunirá cerca de 30 mil corredores de 37 países. Dentre eles estará Antônio Luiz Ribeiro, que participará pela sétima vez da competição.

A corrida em 2015, entretanto, marcará uma novidade para este cascavelense: o ingresso na categoria 60 a 64 anos.

“Até o ano passado eu competia na 55 a 59 anos e meu melhor resultado foi em 2009, quando eu fiquei em 31º na categoria e na 338º colocação geral”, relembra Antônio, que é técnico em comunicações por profissão e conhecido como Didio.

Quanto ao “glamour” da São Silvestre, realizada em um percurso de 15 quilômetros, distância que é relativamente curta para os praticantes do pedestrianismo, Didio ressalta que o que o leva à tradicional prova é a oportunidade de, no último dia do ano, agradecer pela temporada realizada.

“É a conclusão do ano, das provas, e uma maneira de agradecer o encerramento do ano com saúde. É a maior prova do País, é única e por isso também tem esse charme todo, além de seus desafios, como a subida [de 2.500 metros] da [Avenida] Brigadeiro [Luis Antônio]. É um desafio para encerrar o ano com um teste para que no próximo tenha a chance de participar de outras competições”, observa o atleta da equipe Accorrer (Associação Cascavelense dos Corredores de Rua).

Treino antecipado

Antônio Luiz Ribeiro se prepara desde o mês de agosto para a competição desta quinta-feira.

“A cada ano, em virtude da idade, as dificuldades para concluir a corrida são maiores para manter o tempo de conclusão ou reduzi-lo. Por isso comecei a treinar antes mesmo de fazer a inscrição”, diz o veterano, que disputou sua primeira São Silvestre em 2002.

A largada da São Silvestre será às 9h para o pelotão geral, na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca. Já a chegada, cerca de 45 minutos depois, será em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900 da Paulista.