Cotidiano

Cascavel vive o maior programa de segurança da história

Cascavel vive um momento especial no combate à criminalidade com várias ações de segurança, entre elas a convocação de novos agentes da Guarda Municipal

Cascavel vive o maior programa de segurança da história

Cascavel vive um momento especial no combate à criminalidade com várias ações de segurança, entre elas a convocação de novos agentes da Guarda Municipal (GM). Essa convocação levou a cidade a ter mais de cem agentes no efetivo da corporação, além da Guarda Patrimonial. Na semana passada, foi lançado o maior programa de segurança comunitária da história, denominado de “Operação Águia”, presente em todos os territórios do município e que aproximou, ainda mais, a GM da população.

Cada Território Cidadão conta com ao menos uma viatura e equipe permanente da GM, com um inspetor e dois agentes percorrendo os bairros, conversando com a população e recolhendo demandas, além de fazer o policiamento preventivo e repressivo de cada região. As equipes possuem telefones celulares conectados com a Polícia Civil, o que permite a verificação de mandados de prisão, consulta à CNH e identidade.

Dez dias após o lançamento da Operação Águia, a sensação de segurança da população é visível em depoimentos de moradores de diferentes bairros da cidade.

A comerciante Marilene Fátima Correia, do bairro Períolo, não esconde a felicidade em ver a segurança reforçada com o patrulhamento comunitário da GM.

“Eles são uns amor de pessoa, quanto mais eles ficarem aqui no bairro é muito bom. Primeiro lugar é Deus, segundo eles [os agentes da GM]. São pessoas legais, são amigos, tem um aqui que eu conheço desde criança e  fico muito feliz em ver ele de farda”, declara.

Cristiane de Souza, comerciante do Jardim Brasília, diz que já precisou de ajuda da GM e foi muito bem atendida.

“A Guarda fez a diferença no meu estabelecimento. Esse programa chama a atenção, acaba inibindo o meliante mal-intencinonado”, ressalta.

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que esse formato comunitário de segurança é o ideal para levar tranquilidade à comunidade. “Os números estão dentro da expectativa que eu tinha. Eu tenho certeza que esse formato é o que mais consegue buscar aquilo que é a expectativa da população. Definir equipes nesses territórios com nossos guardas, nossos inspetores, visitando a população, o diretor da escola, a unidade de saúde, o empresário, o padre e o pastor. Essas pessoas que vivem nesses territórios têm muita informação. Eu sabia que isso daria resultados e os números têm demostrado isso”, enfatiza.

O secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes, diz que hoje a GM tem protagonizado um papel de Polícia Municipal, com atuação comunitária nos 12 territórios. Ele destaca que essa descentralização é importante porque o contato com as lideranças comunitárias faz com que os agentes conheçam todas as demandas dos bairros, mesmo aquelas que não estão ligadas à segurança pública, com os agentes fazendo os encaminhamentos necessários.

“O balanço é muito positivo, inclusive superou as expectativas, o atendimento à comunidade triplicou. A ideia é dar continuidade a isso”, enfatiza o secretário.

MAIS SEGURANÇA

Paralelamente a isso, outra conquista para Cascavel nos últimos dias foi a efetivação da Escola Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Polícia Militar do Paraná (Esfaep).

“O Paraná tinha apenas duas escolas desse modelo, e agora cascavel conquista a 3ª e maior unidade em operação. Essa conquista será marco na segurança de cascavel e região. Semana passada chegaram 230 novos policiais concursados para iniciar o treinamento que terá um período de aproximadamente um ano e, em breve, novas turmas. Além de transformar a segurança do município, a cidade terá aqui novos moradores da área de segurança que estarão também inseridos na economia do Município, aquecendo os segmentos imobiliário, gastronômico e comercial”, diz o prefeito Paranhos.

Cascavel conquistou, também, nos últimos dias, outras ferramentas de combate à marginalidade como novos veículos e armamentos pesados.

Paranhos destaca que esse planejamento de consolidação da política de segurança ainda terá, em breve, outra grandes conquistas. A construção da Delegacia Cidadã, por exemplo, está entrando reta final e terá serviços de atendimento à população com muito conforto.

“Com o convênio junto ao governo do Estado para implantação da segurança aérea com helicóptero do projeto Falcão, Cascavel será a primeira cidade do interior em parceria com o Estado a ter esse serviço de inteligência na segurança. Além disso, um novo investimento em tecnologia será publicado nos nos próximos dias pelo Município, que é o Projeto Muralha Digital”, destaca o prefeito.

O Muralha Digital terá monitoramento em todas as regiões de Cascavel, espaços públicos, vias de entradas da cidade e escolas, com uma central de  integrada às forças de segurança do município.

“Aqui em cascavel não vai prosperar o crime e desordem, essa cidade tem espaço e respeito pela população que trabalha e produz”, destaca o prefeito.

OPERAÇÃO ÁGUIA EM NÚMEROS

– 15.486 km percorrido em patrulhamento

– 853 contatos comunitários

– 750 prédios públicos assistidos

– 774 abordagens

– 437 ocorrências atendidas por chamadas do 153

Crédito: Secom