Cotidiano

Cascavel vai homenagear Paulo Marques

Ele também foi professor fundador do Colégio Estadual Wilson Joffre e da Fecivel, hoje Unioeste

Cascavel – Será discutido e votado em plenário na sessão de amanhã da Câmara um projeto que outorga o título de Professor Emérito a Paulo David da Costa Marques, em reconhecimento por suas “notórias virtudes pessoais, intelectuais, éticas e profissionais, como professor, cidadão e político de marcante comportamento ético na vida pública”.

Proposta pelo vereador Vanderlei da Silva (PSC), a homenagem se destina a reconhecer publicamente o trabalho de um personagem que marcou época na educação e na política, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

“Paulo é mais que merecedor dessa simples, mas justa homenagem. É uma forma de expressar nossa profunda admiração pela incansável dedicação e pelo trabalho realizado como notável professor que sempre buscou, por meio das suas ações, a elevação da qualidade de vida e o bem-estar da coletividade”, destaca o proponente.

Formado em Letras e Português pela Faculdade Estadual de Ponta Grossa e com especialização em inglês pela Universidade Estadual de Michigan (EUA), Paulo Marques começou a lecionar em Cascavel na antiga Escola Normal Carola Moreira, hoje Escola Eleodoro Ébano Pereira. Também foi professor fundador do Colégio Estadual Wilson Joffre e da Fecivel, hoje Unioeste.

CARREIRA POLÍTICA

Catarinense de Florianópolis, Paulo Marques trabalhava na Embaixada dos EUA no Rio de Janeiro em 1960, quando decidiu mudar para Cascavel e atuar no ramo madeireiro, mas aqui se destacou como professor e político. Iniciou a carreira pública quatro anos mais tarde se elegendo vereador pelo PTB. Depois de rápida passagem pela Arena, mudou para o MDB e em 1972 voltou a se eleger vereador com votação consagradora (2.003 votos), mas abdicou a maior parte do mandato para ser secretário de Educação da gestão Pedro Muffato. Em 1974 se elegeu deputado federal com mais de 50 mil votos. Reeleito duas vezes, permaneceu em Brasília por três mandatos e ainda exerceu alguns cargos públicos no âmbito estadual antes de se aposentar politicamente.