Cotidiano

Cascavel terá Feirão do Imposto

Ao saber o valor do produto e, em separado, o que se paga de impostos, mais consumidores ficarão surpresos e passarão a exigir dos entes políticos

Cascavel – O Conselho do Jovem Empreendedor da Acic acelera os preparativos de mais uma edição do Feirão do Imposto, agendado para sábado. As atividades serão realizadas das 8h30 às 12h, em uma tenda especialmente montada na Praça Wilson Joffre.

O presidente do CJE, empresário Renan Simões Tonin, informa que o Feirão é um evento nacional organizado pela Conaje (Confederação Nacional do Jovem Empresário) e tem caráter pedagógico e cidadão. As pessoas têm acesso a informações sobre o peso da carga tributária em produtos do cotidiano.

Ao saber o valor do produto e, em separado, o que se paga de impostos, mais consumidores ficarão surpresos e passarão a exigir dos entes políticos, melhor aplicação do dinheiro público, entende o presidente da Acic, Alci Rotta Júnior.

O Feirão cresceu e ocorrerá em diversas cidades do País. A primeira edição foi em 2002 em Joinville (Santa Catarina) e atualmente é desenvolvimento em 24 estados. Algumas das cidades do Oeste que já aderiram e que também desenvolverão o evento no sábado são: Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Medianeira, Mercedes e outras.

Percentuais

No material nacional do Feirão há alguns exemplos: o imposto no valor do detergente é de 30,37%, da lâmpada led é de 37,84%, da escova de dentes é de 35%, do shampoo é de 44,20%, do sorvete é de 37,98% e do chocolate é de 38,60%. O brasileiro trabalhou, em 2015, 151 dias para pagar impostos. A carga tributária é de 36% do PIB e em dez anos, de 2005 a 2015, os brasileiros pagaram R$ 13 trilhões em tributos.