Cotidiano

Cascavel tem um caso de Influenza

Boletim divulgado ontem pela Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) aponta a confirmação de um caso de Influenza em Cascavel desde o início do período epidemiológico da doença, em janeiro. O caso positivo é referente ao subtipo B do vírus, e não há nenhum óbito na cidade. Esta foi a única confirmação, até o momento, em toda a área de abrangência da 10ª Regional de Saúde.

O informe estadual traz ainda a circulação do vírus em todo o Paraná. Além de Cascavel, outros nove municípios registraram casos positivos da doença. As situações mais graves ocorreram em Santa Izabel d’Oeste, na região Sudoeste do Estado, e em Cafezal do Sul, município localizado na região Noroeste. Cada uma das cidades registrou um óbito por Influenza, um por H1N1 (Santa Izabel d’Oeste) e outro por Influenza A H3 (Cafezal). Em números absolutos, o Paraná possui 18 casos confirmados e duas mortes.

Cuidados
O início do tratamento da Influenza é recomendado nas primeiras 48 horas e pode ainda ser benéfico se iniciado de quatro a cinco dias após o início do quadro clínico. O tratamento com o antiviral, de maneira precoce, pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a redução da ocorrência de complicações da infecção pelo vírus.
Principais sintomas
Febre repentina
Tosse
Dor de garganta
Dor de cabeça
Dores musculares
Dores nas articulações
Dores nas costas
Falta de ar, cansaço
Calafrio