Cotidiano

Cascavel tem segundo melhor indicador de saneamento do País

Cascavel é a segunda melhor cidade brasileira no ranking do saneamento divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Trata Brasil, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. Os dados são dos 100 maiores municípios do país e referem-se ao ano de 2016. Curitiba se mantém como a melhor capital do país em saneamento básico. Maringá ocupa o 5º lugar, mesma posição do ranking anterior. Londrina e Ponta Grossa também seguem bem posicionadas, em 13º e 14º, respectivamente.

No quadro de melhor índice de atendimento total de esgoto, Cascavel está em primeiro lugar, empatada com Piracicaba (SP). Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa ocupam a segunda posição, com quase 100% de atendimento, acima da média do ranking das 100 maiores que é de 72,14%.

No Paraná, em todos os municípios atendidos pela Sanepar, 100% da população urbana é abastecida com água potável. No Brasil, a média nacional é de 93% entre os 100 maiores municípios, segundo dados do SNIS 2016.

A Sanepar atende 346 municípios paranaenses e leva água tratada para mais de 10,8 milhões de pessoas. Na coleta e tratamento de esgoto a companhia está acima da média nacional. O índice de atendimento com rede coletora de esgoto (Iarce) da Sanepar é de 72%, enquanto a média nacional é de 52%, segundo os últimos dados do Sistema Nacional de Informação em Saneamento. A Sanepar trata 100% do esgoto que coleta, enquanto a média nacional de tratamento não ultrapassa os 45%.

Em 2017, foram feitas 138 mil novas ligações de esgoto. Estes índices só são possíveis graças ao volume de investimentos. Em 2017 foram 880 milhões destinados à melhoria e ampliação dos sistemas. Desde 2011, os investimentos em saneamento ultrapassam os 7 bilhões de reais.